Publicidade

O dia que o artista plástico tem o seu momento

Além de entreter as pessoas com conteúdos de ficção e o neorrealismo contando histórias através dos quadros, o artista plástico é reconhecido por todo o mundo como a profissão mais bela de se exercer, porque não só a tela, este génio tem o poder de transformar qualquer corpo metal numa obra-prima.

O dia que o artista plástico tem o seu momento
Álvaro Macieira

No Brasil, o dia 8 de Maio é dedicado esta figura que sob muitos, nasce com um dom e que ao longo dos anos é trabalhado para uma evolução inimaginável. Para os brasileiros o Dia do Artista plástico é uma homenagem ao aniversário de José Ferraz de Almeida Júnior, considerado um ícone das artes plásticas no século XIX para aquele país lusófono.

Publicidade
O dia que o artista plástico tem o seu momento
Uolofe Griot

Em Angola, nos últimos anos vê-se mais exposições apresentando um trabalho mais alegre com amostra do melhor que o nosso país tem em termos culturais e sociais. A zona baixa de Luanda tem sido o ponto-de-encontro dos melhores fazedores desta arte como, o Instituto Camões, Tamar Golan e Escom, todos os meses registam a sala cheia e a união entre os artistas da nova e da antiga geração.

O público vibra ao ver num único lugar, artistas angolanos que fizeram historia nos anos 90, como o Álvaro Macieira que tem quadros expostos por todo mundo, o grande mestre da escultura, António Tomás “Etona” e o líder da UNAP, Manuel de Oliveira “Dudú”. Ao lado de artistas mais recentes como Guilherme Mampuya, o pai das cores cujas suas exposições fazem parar centenas de luandenses, a Fineza Teta, uma excelente embaixadora angolana para as Belas Artes e que lota galerias dando um legado aos jovens que fazem o trabalho bem feito como Armando Scoott, muito querido pelos parisienses quando por lá aparece e Uolofe Griot, uma forte promessa.

O dia que o artista plástico tem o seu momento
Armando Scoott

Contudo, o artista plástico trabalha consoante a evolução da humanidade, onde tudo parte das pinturas rupestres na era paleolítica. A arte do antigo Egipto desde as esculturas que deram fenómeno à Grécia com toda a sua história por apreciar até aos dias de hoje. E os trabalhos de Leonardo da Vinci e Miguel Ângelo, deram início à arte moderna onde vários nomes como Pablo Picasso e Van Gogh inspiram até hoje as novas gerações, que contribuem para o turismo e a cultura de uma nação com as suas obras de papel, tinta, gesso, argila, madeira, metais, programas de computador e outras ferramentas tecnológicas.

O dia que o artista plástico tem o seu momento
Fineza Teta

Um bem-haja aos artistas plásticos.

Saiba mais em:

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Artes_plásticas
https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-artista-plastico/

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

O dia que o artista plástico tem o seu momento
Publicidade
ZAP BOX HD PROMOÇÃO - Banner
Publicidade