Publicidade

Tatuagens além do tempo

Ter um desenho no corpo é uma escolha que pode ser feita com base em diferentes ideologias, com diferentes objectivos ou com diferentes expressões. Para muitos, é um pacto com a identidade e uma forma de se descobrir a si mesmo, para outros pode ser uma questão estética como é o caso das mulheres indianas que tatuam um ponto na testa com a crença de que ficam mais bonitas e se sentem melhor com elas próprias.

As tatuagens podem ser desenhos elaborados com cor ou pequenos apontamentos a preto e branco e cada pessoa escolhe tatuar o seu corpo para marcar um território, um momento, fazer menção a alguém ou até gravar um ícone ou um símbolo.

Publicidade

Tatuar o corpo é um acto que remonta a 4.000 anos A.C, com registos de egípcios, filipinos e maoris e surge como uma forma de arte, um patrimônio cultural.

Nesta época era uma tradição ver homens com o rosto tatuado em detrimento de servir um Deus mitológico, identificação de um guerreiro experiente ou um expert em rituais tradicionais, práticas que ainda são assentes em povos como os berberes, do Norte de África e os haúças, na Nigéria.

Já no século XX, foi nos anos 70 que as tatuagens começaram a ser uma tendência de moda, quase como se de um acessório se tratasse. Tatuar o corpo passou a ser visto como um sinal de charme, como uma mostra de independência. A arte de ter um corpo tatuado dura até aos dias de hoje e muitas são as pessoas que o fazem, por estética, por crenças ou por vício.

A partir dos 18 anos qualquer adulto tem a liberdade de tatuar o seu corpo e não existe nenhuma explicação teórica psicológica, psicanalítica, religiosa, antropológica ou médica para alguém decidir marcar o seu corpo de forma definitiva.

Uma tatuagem bem feita, desenhada com todas as precauções de higiene e com um profissional pode, de facto, trazer vantagens visuais. No entanto, se for feita num local não credenciado e sem condições de higienização pode tornar-se num problema de saúde grave, que pode originar diferentes doenças e infecções.

Veja algumas imagens que mostram a arte de tatuar:

Tatuagens além do tempo
Tatuagens além do tempo
Tatuagens além do tempo
Tatuagens além do tempo
Tatuagens além do tempo
Tatuagens além do tempo
Tatuagens além do tempo


Fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Tatuagem

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Tatuagens além do tempo
Publicidade
Publicidade