Publicidade

Renata Torres: um exemplo para as mulheres que desejam fazer humor

É um feito que há dez anos atrás nunca imaginaríamos: ver o público aglomerar-se em salas para assistir mulheres fazer humor nos palcos do nosso país.

Renata Torres é o nome de que mais se fala nesta vertente e serve de inspiração para mulheres que tenham talento no humor, se bem que o medo de encarar a reacção do público ainda faça com que muitas delas desistam da caminhada.

Publicidade

Mas para a encenadora, guionista, produtora, realizadora e performer, faz parte do instinto dos homens desenvolverem um gosto por mulheres que os façam sorrir, sentirem-se seguros e confortáveis.

Ter um bom sentido de humor é ideal para quebrar o gelo“, começou por dizer em conversa com a Chocolate Lifestyle, sem deixar de reforçar que faz parte de uma sociedade que vende facilmente a ideia de que as mulheres não têm o interesse em abraçar uma carreira no humor.

Renata Torres: um exemplo para as mulheres que desejam fazer humor

Falar sobre temas de pessoas marginalizadas e transformá-los em piadas é o ponto forte de Renata Torres, com a intenção de enriquecer as pessoas mentalmente e transformar em diversão vários assuntos que servem de reflexão social.

Eu não conto anedotas, eu faço piadas, mas noutro fórum eu explico a diferença. Lembro-me bem a primeira vez que subi ao palco para fazer stand up comedy. O texto base não era da minha autoria, mas trabalhei de forma a ter mais a minha linha, incorporei o meu lado de actriz e correu tão bem, que não mais parei“, relembrou.

Formada em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Londrina no Brasil, na especialidade de técnica em Teatro, moda, cinema, fotografia e dança, no seu regresso a Angola ajudou a criar a produtora Envolve Lda, que tem o ambicioso projecto de criar filmes e documentários retratando a realidade Angolana através da arte e cultura, e além disso, Renata Torres é também professora do Departamento de Artes Visuais para o curso de Moda do Instituto Superior de Artes de Angola (ISART), numa missão de contribuir para a motivação de jovens que desejam singrar nas artes.

Renata Torres: um exemplo para as mulheres que desejam fazer humor

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Renata Torres: um exemplo para as mulheres que desejam fazer humor
Publicidade
Publicidade