Publicidade

Sugestão do livro “Os Quatro Compromissos”

Um best Seller sobre ensinamentos filosóficos.

A história do autor Don Miguel Ruiz fala da filosofia Tolteca, um povo antigo que viveu no México. Demonstra a fonte de crenças limitadas que nos roubam a alegria e criam sofrimentos desnecessários. Baseado na sabedoria ancestral Tolteca, o livro oferece-nos um código de conduta que pode transformar as nossas vidas numa nova experiência de liberdade, felicidade e amor, através dos compromissos: seja impecável com a sua palavra; não leve nada para o lado pessoal; não tire conclusões e dê sempre o melhor de si.

Sugestão do livro “Os Quatro Compromissos”

Os Toltecas viveram há mais de três mil anos, nas regiões hoje conhecidas como México e em algumas áreas do actual Panamá. A maior parte deste povo concentrava-se nas terras altas do México central, posteriormente a civilização influenciou os Maias e os Astecas.

Publicidade
Sugestão do livro “Os Quatro Compromissos”

A comunidade tinha como fim estudar a sabedoria espiritual que os seus antepassados adquiriram. Esta sabedoria era encarada como uma fonte divina de felicidade e amor. Os seus velhos mestres xamãs ensinavam que a vida é um sonho, uma criação onde estamos inseridos num ambiente material palpável, que é feito de luz.

Afirmavam também que existe um sonho colectivo que é formado por muitos sonhos pessoais. Concluíram que o sonho presente foi influenciado pelo sonho vivido pelos seus ancestrais. Deste modo, as suas crianças seriam inseridas neste sonho e seguiriam o que lhes fora ensinado.

A outra questão que preocupava os sábios Toltecas era o facto dos seres humanos terem a tendência de discriminar e de entender apenas o que desejam ou acham conveniente entender.

Então decidiram reunir todo o conhecimento que dispunham para analisar a sua filosofia e compreender melhor o funcionamento da mente humana. Propuseram-se a criar uma fórmula simples que pudesse preparar o “Ser” para selecionar o caminho a trilhar, sem ser influenciado por crenças e costumes que o domesticavam na cultura de nasceram.

Este processo de “domesticação” empreendido pelos pais e demais membros da sociedade, blindava as suas mentes, impedindo a aquisição de novos conhecimentos sempre que estes desafiavam as informações erradas e limitadoras que tinham assimilado e fixado.

O livro do mexicano Don Miguel Ruiz foi publicado em 2005, editado pela editora brasileira Best Seller e conta com 112 páginas.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Sugestão do livro “Os Quatro Compromissos”
Publicidade
Publicidade