Publicidade

Dança tradicional Tchianda

Publicidade

As lives das televisões angolanas claramente fazem o público vibrar de todas as formas possíveis, principalmente quando se trata de uma live com artistas folclóricos, e o que podemos concluir é que a dança popular tradicional “Tchianda”, da zona Leste do país, é dos estilos mais dançado, pelo que se pode ver nas partilhas das várias redes sociais.

Fomos então procurar mais detalhes com Eugénia Lumingo, maquilhadora de profissão e oriunda da província da Lunda Sul, para nos ajudar a perceber um pouco mais sobre este estilo que encanta e nos deixa com vontade de “dar uns toques“.

Publicidade
Dança tradicional Tchianda

A Tchianda é uma dança recreativa e comemorativa, usada para a recepção de grandes entidades governamentais ou tradicionais, em determinada aldeia, como forma de saudação, agradecimento e demonstração de felicidade da comunidade visitada.

Ela é também praticada durante a festa do Mucanda, ou seja, no dia da saída dos adolescentes da circuncisão, uma festa na comunidade para a recepção dos rapazes que ficam um ano longe dos pais, acampados na mata, sob o controlo do txumba cambungo (guardião do Mucanda).

Dança tradicional Tchianda

Foi criada pelas mulheres, com o Txissela e o Ulengo (outras danças comemorativas e recreativas), para celebrar a maturidade do filho que passa da adolescência para a fase adulta. Os seus bailarinos usam na cintura a Mafunha e o Mwia (panos enrolados).

Esta é a nossa historia e a nossa cultura, que deve ser preservada, pois ela serve como identidade e, claramente, se depender do “povo” Lunda, a dança será para sempre preservada.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Dança tradicional Tchianda
Publicidade
Publicidade