Publicidade

“Find me”, Romance de André Aciman

Publicidade

“Find Me”, ou se preferir, “Me Encontre”, é uma sequência do romance de 2007, Call Me by Your Name, do escritor ítalo-egípcio-americano, André Aciman. Narrando o poder de paixões e desejos do ponto de vista de três personagens diferentes, vivendo novos e revivendo antigos romances.

“Find me”, Romance de André Aciman

Doze anos após o livro Call Me by Your Name ter sido publicado — o livro que conta a intensa história de amor entre um adolescente e um estudante mais velho — a tão esperada sequela, Find Me, segue a história de Oliver, duas décadas depois de ter regressado aos Estados Unidos e de ter deixado Elio em Itália, e ainda nos revela o que a vida fez a estes dois homens na vida adulta. Find Me leva a cabo esse desafio através de uma exploração maior sobre o amor, a vulnerabilidade e a memória.

Publicidade
“Find me”, Romance de André Aciman

André Aciman contou à Vogue que decidiu escrever a sequela porque, segundo o próprio, as personagens nunca nos deixam. “Não consigo dizer o número de vezes que já tentei dar-lhes liberdade para elas seguirem com as suas vidas. Comecei sempre com o Elio como personagem principal e mais tarde percebi que isso foi um erro. Depois, por mero acaso, comecei a escrever sobre o pai e percebi que o Elio voltaria a aparecer – e foi aí que soube que tinha um livro. Foi apenas uma questão de escolher diferentes espaços temporais nos quais eles pudessem contar as suas histórias e é por isso que vemos os 10 anos depois, os 15 anos depois e os 20 anos depois, exactamente como acontece em Call Me By Your Name”.

Em Call Me By Your Name explorou o primeiro amor. Agora, com Find Me, explora o amor numa idade mais avançada, tanto para o pai, que se apaixona por uma mulher mais nova, como para Michel, um homem mais velho que se envolve com Elio, que está já na casa dos 30. Sim, os homens mais velhos desta história apaixonam-se por pessoas mais novas. “Eu gosto do mix de jovem-velho, velho-jovem; o facto de um dar a energia que falta ao outro e a pessoa mais velha dar a estabilidade, a gentileza e a sabedoria que é adquirida com a idade. Acho isso mais interessante do que ter uma paridade sublime entre pessoas da mesma idade: ela tem 45 anos, ele tem 45 anos”, disse André Aciman.

“Find me”, Romance de André Aciman

Nos Estados Unidos, quase um milhão de pessoas compraram o Call Me By Your Name, “coisa que nunca iria acontecer caso o filme não tivesse saído”, supõe o escritor. André Aciman alcançou o tão esperado patamar por muitos escritores: “um autor de um bestseller do New York Times”. André chegou a ganhar o prémio literário Lambda para ficção gay.

Em 2016, André Aciman conheceu uma mulher num comboio. Ela pediu-lhe para tomar conta do seu cão enquanto usava a casa de banho e ele começou a escrever uma história à volta desta mulher. Quando deu por si, tinha mudado o foco da história para o pai de Elio e voltou, oficialmente, a escrever a sequela.

“Find me” começa exactamente com esta cena do agora solteiro pai de Elio, que encontra Miranda, uma mulher com metade da sua idade, com a qual vai ter um caso. Samuel vai até Roma para visitar o filho, que se tornou um pianista de sucesso. E embora a vida tenha separado Elio e Oliver, eles ainda pensam um no outro. André conta a história destas duas personagens, com vidas muito diferentes, mas a narrativa principal, e a maior parte da sequela, pertence a Samuel, pai de Elio, e à nova namorada, Miranda. E embora a mulher verdadeira, inspiração de Aciman, tenha deixado o comboio algumas paragens depois, Miranda continuou na história.

“Find me”, Romance de André Aciman

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

“Find me”, Romance de André Aciman
Publicidade
Publicidade