Publicidade

“O Sonho”, de Pablo Picasso

Publicidade

“Le Rêve” – “O Sonho” – é um óleo sobre tela criado por Pablo Picasso em 1932, no estúdio do artista em Boisgeloup, perto de Paris. O quadro representa a amante de Picasso, Marie-Thérèse Walter, com 22 anos. Estudiosos afirmam que a obra foi pintada numa tarde, quando Picasso resolveu fazer uma grande retrospectiva da sua obra em Paris, após ver uma pintura do seu rival na época, o pintor Henri Matisse. Os dois conheceram-se quando Marie-Thérèse tinha apenas 17 anos e morava  num apartamento defronte à casa de Picasso, então casado com Olga Koklova.

“O Sonho”, de Pablo Picasso

Nove anos depois da obra ter sido produzida, em 1941, o quadro foi vendido a um casal coleccionador de artes. Em 1997, a obra foi repassada no leilão Christie’s. Além desta compra, o casal concentrou-se em coleccionar grandes artistas como: Pablo Picasso (o próprio autor de ”Le Rêve”), Jasper Johns, Robert Rauschenberg, Frank Stella e Eva Hesse.

Publicidade

Marie-Thérèse contaria mais tarde os pormenores sedutores  do encontro: “Tinha ido fazer compras nas Galerias Lafayette e Picasso viu-me a sair do metropolitano. Agarrou-me repentinamente pelo braço e disse-me: ‘Chamo-me Picasso. Nós os dois vamos fazer grandes coisas juntos’” Em 2006, o então dono do quadro, o magnata americano Steve Wynn, acidentalmente danificou a pintura quando estava a mostrá-la a amigos pessoais e bateu com o seu cotovelo na tela, criando um rasgo de 20 centímetros. Antes do acidente, Wynn tinha firmado um acordo para vender a obra por 139 milhões de dólares ao empresário Steven A. Cohen. Mesmo após uma restauração que apagou os danos visíveis, Wynn vendeu a obra por 155 milhões de dólares, aumentando assim o seu valor. Na época, a obra foi estimada como a peça artística mais cara já vendida.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

“O Sonho”, de Pablo Picasso
Publicidade
Publicidade