Publicidade

Sofia Lucas: a nova Rainha Njinga Mbande de Thó Simões

Publicidade

A conceituada apresentadora de televisão Sofia Lucas tornou-se recentemente na mais nova Rainha Njinga Mbande, criada por Thó Simões

Sofia Lucas: a nova Rainha Njinga Mbande de Thó Simões

“O artista Thó Simões elaborou a sua interpretação de Rainha Njinga contemporânea numa ousada abordagem, porque o quadro chocou as pessoas e fez muito sucesso.

Publicidade

Convidou-me, preparou uma equipa, fizeram o Making Off, o figurino, Make Up, tudo, ele foi muito ousado, o trabalho deu nesse quadro”, contou a apresentadora do “Cooltura”.

Segundo revelou à Chocolate, Sofia esclareceu que este projecto iniciado pelo artista não vai ficar por aqui e que muita coisa ainda poderá surgir.

Thó Simões, depois de ter eternizado referências da música Angolana construindo um mural, agora foi a vez da Rainha Njinga Mbande.

“Tudo começou por um convite da produção do “Sexto Sentido” da Dina Simão para participar de um programa exclusivo sobre a Rainha Njinga Mbande.

Queriam que eu reproduzisse uma pintura da Rainha para apresentar no programa.

Mas eu fui mais longe, fugi da imagem clássica que estamos habituados a ver sobre a Rainha, juntei uma equipa de trabalho, convidei a Sofia e criei uma imagem da Rainha original a partir da minha própria visão”, partilhou o artista.

E sobre o impacto da obra, Thó não esperava: “E não fiz pintura, mas trabalhei com fotografia. Levei para o programa e o feedback foi altamente, eu esperava mais reacções negativas por causa da minha ousadia, mas apesar do choque que causou, foi muito bem aceite (…) O projecto não pára por aí, continuo a explorar a bio da Rainha, adaptá-la neste projecto com um cunho afro-futurista, que gosto de aplicar nas minhas adaptações e criações”, adiantou o artista, que louvou a entrega da sua equipa de trabalho nesta primeira fase.

“Também não posso deixar de mencionar a grande equipa que tornou possível pôr este projecto a andar, à Sofia, porque ela simplesmente se doou para dar cara ao projecto, ao Sacha Pegado, iluminação, à Jemima Paula, makeup e cabelo, Osmar Edgar, fotografia, Alzira da Silva, produção, Mussunda Nzombo, Assistente de Arte, estúdio Cael Fashion, ao Delcio Costa (R Colors), impressão.

A estes excelentes profissionais não tenho como agradecer toda a entrega e profissionalismo”.

Vale ressaltar que o artista neste momento está a trabalhar com a equipa para realizar a exposição, o conceito é emponderar e revelar o papel preponderante da mulher ao longo destes últimos 5 séculos, na construção da nossa sociedade contemporânea.

“A mulher, que é injustamente rotulada de sexo frágil, mas a história mostra completamente o oposto, não há nada de frágil no ser feminino, pelo contrário”, disse.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Sofia Lucas: a nova Rainha Njinga Mbande de Thó Simões
Publicidade
Publicidade