Publicidade

Mehndi: a origem e o significado da henna indiana

Publicidade

A tatuagem Indiana, como é conhecida hoje em dia, é uma adaptação de uma arte milenar muito presente na cultura Hindu. A tatuagem de henna Indiana é chamada de mehandi ou mehndi.

Mehndi: a origem e o significado da henna indiana

A mehndi nasceu como uma arte muito relacionada com o universo feminino. Era algo corriqueiro e sem grande importância, por isso não há muitos registos históricos dessa prática. Os indícios mais antigos dessa tradição datam de 6000 a. C. e são atribuídos às regiões onde hoje se encontram a Turquia, Síria e Ilhas Gregas.

Publicidade

A henna é o cosmético mais antigo de que se tem registos. A pasta à base de mehandi é um anticéptico natural e fortalecedor da pele, unhas e cabelo. Esses benefícios vêm das propriedades dessa planta sagrada que ajuda na produção de queratina nas células. Sendo assim, ela é mais do que um enfeite!

Mehndi: a origem e o significado da henna indiana

Significado das Pinturas Mehndi

O seu significado está relacionado com o universo feminino. O que é cíclico, como os ciclos reprodutivos, os ciclos da vida e da lua são ligados à henna tradicional. Por conta do seu significado cultural, também possui como referência os ritos de passagem, de purificação e celebração da vida, da beleza e a troca de afectos.

Culturalmente, as tatuagens de henna Indiana são usadas nos rituais e festas de casamento. As pinturas são realizadas pelas amigas e familiares da noiva um pouco antes do casamento. Nesse momento as mulheres aproveitam para conversar sobre o casamento e sobre as mudanças que ocorrerão na vida da mulher a partir daí – mais ou menos como uma despedida de solteira, só que com muita henna!

Como foi dito anteriormente, durante a antiguidade era comum que as mulheres elaborassem pinturas Mehndi para o quotidiano. Era uma maneira de cuidar da pele, de se adornar e de reconhecer os próprios ciclos. Essa arte faz parte do dia-a-dia das Indianas, que o reproduzem sempre, mesmo que em desenhos mais simples e menores.

Mehndi: a origem e o significado da henna indiana

Depois da pasta secar, os resíduos que ficam em relevo saem e fica apenas o pigmento. E a henna Indiana não é permanente. Dura cerca de um mês na pele.

Não use esse tipo de produto para fazer os desenhos Indianos sem dominar a técnica, pois pode causar irritação na pele e alergia. O ideal é comprar a henna específica ou contratar um profissional especializado nesse tipo de trabalho.

A henna pode funcionar como um ornamento, como um acessório de moda. Vai muito bem na praia ou até em eventos mais formais. Depende muito de como vai combinar os elementos.

Mehndi: a origem e o significado da henna indiana

Qualquer pessoa pode ter pinturas Mehndi?

Com a globalização, o de desejo de aprender ou conhecer outras culturas é cada vez maior, sendo assim muitas pessoas tomam conhecimento de rituais, de acessórios e de tradições de uma série de culturas. E por isso é comum que esses indivíduos sintam o desejo de reproduzir aquilo que acham bonito, mesmo que não faça parte da cultura nativa deles.

Se deseja fazer pinturas Mehndi no dia do seu casamento, por exemplo, é preciso que compreenda que elas não são apenas um desenho. Existe um simbolismo por trás delas, que identifica uma cultura específica.

Mehndi: a origem e o significado da henna indiana

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Mehndi: a origem e o significado da henna indiana
Publicidade
Publicidade