Publicidade

Haka – dança de guerra Māori

Publicidade

O haka é um tipo de dança ou desafio cerimonial Māori. O Haka é geralmente apresentado em grupo e tipicamente representa uma demonstração de orgulho, força e unidade de uma tribo.

Haka – dança de guerra Māori

As execuções incluem batidas de pés, mostrar a língua e batidas corporais ritmados para acompanhar um canto em voz alta. As palavras de um haka geralmente descrevem poeticamente ancestrais e eventos na história da tribo.

Publicidade

A lenda Māori que descreve a origem do haka o considera como uma celebração da vida.

A histórica conta que Tama-nui-te-ra, o Deus do sol, e a sua esposa Hine-raumati, que encarna o verão, tiveram um filho chamado Tane-rore.

Nos dias quentes de verão, Tane-rore dançava para a sua mãe, fazendo o ar estremecer. Esse movimento leve e rápido era a base de todo haka.

Um equívoco comum em torno do haka é que ele só deve ser executado por homens.

Embora existam alguns haka que só podem ser realizados por homens, existem outros que podem ser realizados por qualquer pessoa e há até mesmo alguns haka só para mulheres.

Tradicionalmente, o haka era realizado quando duas partes se encontravam como parte do costume em torno das batalhas.

Por exemplo, o haka era usado no campo de batalha para preparar os guerreiros mental e fisicamente para a batalha, mas também era realizado quando os grupos se reuniam em paz. 

Hoje, o haka ainda é usado durante as cerimônias e celebrações Māori para homenagear os convidados e mostrar a importância da ocasião. Isso inclui eventos familiares, como aniversários e casamentos.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Haka – dança de guerra Māori
Publicidade
Publicidade