Publicidade

Conheça a tribo Kara: Os famosos pintores corporais da Etiópia

Publicidade

Pinturas faciais com diferentes padrões e símbolos têm sido parte da tradição de muitas culturas Africanas. A pintura facial, que geralmente é complementada com pintura corporal, é feita de acordo com os rituais tribais e actividades culturais de cada tribo Africana.

Conheça a tribo Kara: Os famosos pintores corporais da Etiópia

Com diferentes propósitos e significados, os Kara, ou Karo, são um grupo étnico residente ao longo das margens Leste do rio no Sul da Etiópia, com uma população estimada entre 1000 e 3000 habitantes. A tribo Kara é uma das menores tribos entre as tribos do vale Omo. Conhecida por ter uma natureza muito artística, os Kara distinguiram-se das tribos vizinhas por serem mestres da tradicional pintura de rosto e corpo.

Publicidade

Todos os dias as pessoas desta tribo pintam os seus rostos e corpos, com: giz pulverizado branco; carvão vegetal e mineral preto ou amarelo; ocre colorido; minério de ferro pulverizado; e terra vermelha para criar padrões de pintura que vão desde simples pontos finos, estrelas ou linhas, até motivos animais, como a plumagem manchada de uma ave-da-índia, ou uma miríade de marcas de mãos cobrindo o tronco e as pernas.

Estas expressões simbólicas, ornamentais e artísticas praticadas por ambos os sexos são um recurso estético, para se parecer mais atraente.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Conheça a tribo Kara: Os famosos pintores corporais da Etiópia
Publicidade
Publicidade