Publicidade

“O diário de um pescador” – um filme que mudará a sua maneira de ver a vida

Publicidade

Inspirada na vencedora do Prémio Nobel da Paz, Malala Yousafzai, uma jovem desafia as expectativas do seu pai e da aldeia para procurar uma educação.

“O diário de um pescador” – um filme que mudará a sua maneira de ver a vida

“Diário de um Pescador” é um filme com uma enorme carga emocional, realizado por Enah Johnscot. A obra cinematográfica estreou no Festival Internacional de Cinema I Will Tell de 2020, embora só tenha saído na Netflix em 2021. Ganhou vários prémios, como o African Movie Academy Award: Melhor Ator Jovem; African Movie Academy Award: Melhor Guião.

Publicidade

Esta comovente longa-metragem acontece nos Camarões e conta-nos a história de uma menina de doze anos, Ekah, nascida num meio bastante pobre. Vive com o seu pai, Solomon, um pescador que passa os seus dias a lamentar o divórcio e a morte da sua mulher, mãe de Ekah.

Acontece que isso é algo que o pai não permite. Afinal, há poucos anos, quando a esposa insistiu em começar a estudar, ele cedeu. E o que viu com uma transformação tão radical na mulher, terminou de forma trágica. Algo que não permitirá que aconteça com aquela que lhe restou.

O filme em pouco tem a ver com o pescador, Solomon, mas sim com a luta diária de Ekah na conquista de aprender e na defesa de uma sociedade que menospreza a mulher.

Na comunidade em que vivem, a escola é considerada lugar para preguiçosos e a sua frequência é desaconselhada, especialmente para mulheres. Porém Ekah tem o forte desejo de romper barreiras e colocar abaixo os preconceitos da sua vila de pescadores, onde a educação feminina é considerada tabu. Um percurso que a leva a deparar-se com o passado de seu pai.

É uma produção extremamente sensível e educativa, que trata de um tema bastante importante.

O filme dá voz a milhares de meninas que não têm a possibilidade de ir atras dos seus sonhos por conta dos países em que moram.

“Como diria a própria Malala, se um homem pode destruir o mundo, por que uma menina não pode então muda-lo”.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

“O diário de um pescador” – um filme que mudará a sua maneira de ver a vida
Publicidade
Publicidade