Publicidade

Descubra alguns factos da fascinante pintura de Mona Lisa: uma das obras mais notáveis de todos os tempos

Publicidade

Mona Lisa – uma pintura a óleo num painel de madeira de álamo feita por Leonardo da Vinci iniciada em 1503 e terminada em 1517 (mais de 500 anos) – apresenta uma mulher num retrato de meio corpo que tem como pano de fundo uma paisagem distante.

Descubra alguns factos da fascinante pintura de Mona Lisa: uma das obras mais notáveis de todos os tempos

As dimensões da pintura são de 53 por 77 centímetros, a posição da mulher de frente foi uma inovação para época, quando as pinturas da arte tradicionalmente eram numa pose de perfil.

Publicidade

O rosto suavemente escultural mostra o manuseio hábil de Leonardo com sfumato, uma técnica que não deixou marcas visíveis de pincel, revelou também a sua compreensão da musculatura e do crânio sobre a pele.

O seu sorriso é famoso pela sua natureza intrigante, desaparece quando olhamos para ela de longe por causa da maneira que o olho humano processa as informações visuais. Ele usa dois tipos de visão – a central e a periférica – a ilusão pode ser explicada pelo facto de estar quase inteiramente em baixas frequências espaciais, por este motivo é melhor visto pela visão periférica.

Um software moderno de reconhecimento facial descobriu que Mona Lisa está 83% feliz, 9% entediada, 6% temerosa e 2% irritada.

Os véus delicadamente pintados, os cabelos finamente moldados e a cuidadosa renderização de tecido dobrado demonstram as observações estudadas de Leonardo e a sua paciência inesgotável.

As sobrancelhas e pestanas de Mona Lisa estão em falta, factos que foram debatidos ao longo dos anos: alguns acreditam que foram acidentalmente removidos durante uma restauração, outros que estão desaparecidos por causa da obsessão de Leonardo com a perfeição, o que o impossibilitou de terminar o quadro por completo.

A harmonia global alcançada na pintura estabeleceu o padrão para todos os retratos futuros.

Tem havido muita especulação sobre a identidade da mulher do retrato, estudiosos e historiadores têm feito inúmeras interpretações, incluindo a de que a modelo pode ter sido a mãe de Leonardo, Caterina da Vinci.

Freud disse que o sorriso emergiu de uma memória talvez inconsciente do sorriso de Caterina.

Outra sugestão foi de que a pintura era de facto o auto-retrato de Leonardo dada as semelhanças entre as características espaciais da obra e do artista, pois alguns estudiosos sugeriram que disfarçar-se de mulher era o enigma do artista.

No entanto, a teoria amplamente aceitas com uma evidência concreta é a de que o retrato é de Lisa del Giocondo (Lisa Gerardini), esposa do comerciante Florentino Francesco de Bartolomeu, daí o titulo alternativo da obra (“Gioconda”).

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Descubra alguns factos da fascinante pintura de Mona Lisa: uma das obras mais notáveis de todos os tempos
Publicidade
Publicidade