Publicidade

Conheça Leonardo da Vinci, um dos maiores polímatas de sempre!

Publicidade

Imagine alguém que trabalhe como pintor, escultor, engenheiro, arquiteto, matemático, físico, químico e que se dedique a estudar anatomia, poesia, música, medicina, geologia, botânica, mas que não se limita apenas a estudar, como também a fazer experiências nestas áreas!

Conheça Leonardo da Vinci, um dos maiores polímatas de sempre!

Pois então, há pouco mais de 500 anos, esta pessoa de facto existiu: um génio chamado Leonardo da Vinci – considerado por muitos uma das pessoas mais dotadas da história.

Publicidade

Leonardo da Vinci nasceu na pequena aldeia de Toscana, Itália, no dia 15 de Abril de 1452.

Desde pequeno mostrou ser alguém extremamente curioso e foi essa enorme paixão pelo conhecimento que o levou à cidade de Florença – centro intelectual e científico da época – onde aos 17 anos se tornaria aprendiz de Andreia del Verrochio, um famoso artista do seu tempo.

O atelier de Verrochio era um verdadeiro centro de pesquisa e criatividade. Ali, Leonardo pôde participar de debates, estudos e experiências que iam muito além das técnicas de pintura. Deste modo, exercitava todo o seu talento em diversas áreas do conhecimento.

Aos 30 anos, isto é, em 1482, Leonardo mudou-se para Milão onde pintou umas das suas obras mais conhecidas – “A última ceia” – um enorme fresco (obra pictórica feita sobre uma parede ou tecto) pintado no refeitório de um convento.

Além de obras artísticas, Leonardo executou também obras de engenharia, sistemas de defesa militar, carros alegóricos, entre tantas outras que foram descobertas muitos anos depois da sua morte.

Entre eles, havia estudos detalhados de invenções que se assemelham ao que hoje conhecemos como a bicicleta, o helicóptero, pára-quedas e tantos outros.

Foi entre 1503 e 1507 que Leonardo pintou aquela que se tornaria a obra de arte mais famosa do mundo – a “Mona Lisa” ou “La Gioconda”.

Leonardo, através do equilíbrio perfeito dos volumes das proporções, cria a impressão de que o quadro tem vida, como se a Mona Lisa, com o seu sorriso enigmático, nos acompanhasse com o seu olhar.

As suas pinturas são o resultado de um trabalho não apenas artístico, mas científico. Leonardo estudava anatomia e fisiologia dos nervos, ossos e músculos para melhor representar o corpo humano.

Devido ao seu extremo perfeccionismo, muitas das suas obras ficaram incompletas. Da Vinci alcançou uma fama sem precedentes na história da arte.

As suas obras evidenciam a capacidade criativa exploratória do ser humano. Inspirou todos nós – homens e mulheres – na busca constante pelo conhecimento.

Conheça Leonardo da Vinci, um dos maiores polímatas de sempre!

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Conheça Leonardo da Vinci, um dos maiores polímatas de sempre!
Publicidade
Publicidade