Publicidade

No mês do trabalhador, com alguns profissionais ligados às artes

Publicidade

Ontem o mundo celebrou o dia do trabalhador. Esta data de tamanha importância para as pessoas tem como objectivo homenagear os profissionais de todas as  áreas.

No mês do trabalhador, com alguns profissionais ligados às artes

E foi a pensar neles que a Revista Chocolate reuniu numa lista profissionais ligados às artes.

Publicidade

É possível ser um profissional de arte em Angola, desde que este seja uma pessoa disciplinada, criativa, curiosa, com facilidade de expressar sentimentos e emoções e com grande sentido estético.

Confira as principais profissões ligadas à arte:

Música: esta arte dispõe de títulos de bacharelado e licenciatura. O curso de Música geralmente é escolhido por quem já possui conhecimento prévio na área. O estudante também passa por uma prova de aptidão, sendo analisada a sua capacidade para ler partituras e o seu conhecimento sobre os ritmos e instrumentos.

Artes Cénicas: a criatividade e gosto pela interpretação e improviso são habilidades necessárias aos interessados no curso de Artes Cénicas. A graduação tem, em média, quatro anos de duração e combina disciplinas teóricas com aulas de dramaturgia, expressão corporal, técnica vocal e de interpretação.

Artes Plásticas: uma das artes  mais feitas no país,  forma profissionais com habilidades para criar obras a partir de diferentes elementos e materiais. O artista plástico deve ser criativo, ter sensibilidade e acompanhar as novas tendências do mercado, como o uso das novas tecnologias na produção de peças.

Artes Visuais: trabalham com as animações, desenhos, pinturas, e habilidades para introduzir a arte no meio educacional. Neste tipo de arte, avalia-se a capacidade de expressão e criatividade do estudante.

Dança: esta, que é típica do povo Angolano, é uma opção perfeita para quem deseja seguir uma carreira profissional. Os profissionais nesta área têm  conhecimento sobre as técnicas de diferentes tipos de dança, como: ballet, kizomba (no caso de Angola), afro, contemporânea, entre outros.

E também estuda questões relacionadas com fisiologia e anatomia do corpo humano.

Fotografia: o curso de fotografia possibilita  dominar equipamentos como as câmaras, lentes e filmes, além de conhecer e aplicar as técnicas de iluminação, enquadramento, tratamento e edição de imagens.

Moda: o profissional formado em Moda tem as habilidades necessárias para desenhar modelos de roupas a partir da análise das tendências e do comportamento das pessoas. Além do vestuário, também é possível actuar com produtos como os calçados e jóias.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

No mês do trabalhador, com alguns profissionais ligados às artes
Publicidade
Publicidade