Publicidade

Rui Mingas: ícone da música popular Angolana

Publicidade

Ruy Alberto Vieira Dias Rodrigues Mingas, reconhecido internacionalmente pelo seu nome artístico, Rui Mingas, celebrou o seu aniversário de 83 anos de idade, na passada quinta-feira 12 de Maio.

Rui Mingas: ícone da música popular Angolana

O cantor e compositor angolano é uma das grandes referências da música popular Angolana, foi um dos compositores do hino nacional de Angola, também foi Ministro do Desporto e Embaixador de Angola em Portugal.

Publicidade

Rui Mingas é detentor temas que têm marcado a sociedade Angolana até aos dias de hoje, servindo de inspiração a diferentes gerações. O mesmo participou no programa Zip-Zip (programa televiso Português) com a música “Ixi Ami” em 1969 e gravou diversas obras, como “Monangambé”, “Quem Tá Gemendo”, “Minha Infância”, entre outras.

Rui Mingas pertence a uma família caracterizada pela música, o seu irmão André Mingas foi um músico icónico que revolucionou a música Angolana. Ambos desenvolveram uma sonoridade própria, dando um ar moderno à música Angolana.

Rui Mingas escreveu diversos temas populares, como “Meu Amor”, “Minha Terra”, “Menino do Huambo”, “Namoro”, entre outros.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Rui Mingas: ícone da música popular Angolana
Publicidade
Publicidade