Publicidade

Os valores da cultura africana são os pilares do seu humanismo, será que ainda os considera?

Publicidade

Durante anos alimentou-se a ideia de que alguns dos valores africanos eram sinónimo de atraso, mas será que é isso mesmo?

Os valores da cultura africana são os pilares do seu humanismo, será que ainda os considera?

O valor de uma cultura é reconhecido nas normas, instituições, ritos e costumes de um povo. Reveja então alguns dos valores africanos e o que eles significam.

Publicidade

Comer com as mãos e no mesmo prato

Diz o provérbio baganda: “uma família unida come do mesmo prato”. Comer do mesmo prato com amigos e familiares é um acto de afecto e confiança e portanto simbólico. Assim, tal como reunir a família à mesa expressa unidade e fortace os laços, comer no mesmo prato com uma ou mais pessoas simboliza partilha e afecto.

É visto como um momento de troca e também uma oportunidade de resolver discórdias entre familiares e amigos. É um momento para rir, contar como foi o dia, conversar – na maioria das vezes sentados no chão – e um acto de confiança.

Respeito aos mais velhos

Este é um valor central da cultura africana. O adulto é considerado uma figura parental e por isso tem autoridade para repreender ou punir os mais jovens.

Pode parar uma briga ou estabelecer um castigo para preservar o bem-estar da comunidade. Os idosos e os adultos devem agir correctamente e servir de exemplo para os mais jovens.

Bater as palmas para pedir licença ou permissão para falar

Na cultura africana, sempre que se aproxima de uma residência, a pessoa deve bater palmas para avisar a sua chegada. Numa reunião familiar ou na comunidade, antes de intervir, a pessoa deve pedir permissão batendo palmas, o que acaba por ser uma forma divertida de mostrar respeito pelos outros.

Solidariedade, ética e amor ao próximo são virtudes que a tradição africana considera essenciais. A cultura africana valoriza a solidariedade enquanto pilar do humanismo, a perda deste valor em África pode dar lugar a guerras.

O africano tem o dever urgente de se reconciliar com os valores culturais e não mais considerar a sua herança cultural como um sinal de primitivismo e atraso.

África é respeito; África é bem-querer!

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Os valores da cultura africana são os pilares do seu humanismo, será que ainda os considera?
Publicidade
Publicidade