Publicidade

Saiba quem foi a atriz, humorista, dubladora e roteirista brasileira Cláudia Jimenez

Publicidade

A actriz e humorista brasileira Cláudia Maria Patitucci Jimenez faleceu neste Sábado (20), aos 63 anos de idade, na sua cidade natal (Rio de Janeiro), vítima de uma insuficiência cardíaca.

Saiba quem foi a atriz, humorista, dubladora e roteirista brasileira Cláudia Jimenez

Cláudia, nascida aos 18 de Novembro de 1958, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio,  formou-se no Curso Normal (Pedagogia), especialização em pré-escolar – e também teve formação de teatro amador no Tijuca Ténis Clube. A actriz estreou-se no teatro profissional, interpretando a prostituta Mimi Bibelô na primeira montagem de Ópera do Malandro, isso em 1978 – e em 1979 participou  na série Malu Mulher.

Publicidade

Impressionado com o seu talento, o produtor Maurício Shermann convidou Cláudia para a TV Globo, onde participou da abertura do programa “Viva o Gordo” e de outros programas de humor, como “Os Trapalhões” e “Chico Anysio Show”. Desde então, a sua carreira foi ganhando maior visibilidade e destaque, o que a levou a participar do filme “O Corpo”, onde interpretou  Bia, personagem que lhe garantiu o prémio de Melhor Actriz pelo Festival de Brasília.

Cláudia Jimenez,  além humorista e actriz, também foi dobradora e guionista, participou de várias novelas, filmes, séries e programas de humor, interpretando várias  personagens  que  marcaram a  cinematografia  brasileira, como Cacilda, na Escolinha do Professor Raimundo,  Edileuza, em Sai de Baixo,  Glorinha, em Zorra Total, entre outras. E no decorrer do seu trabalho, a actriz  conquistou também vários prémios e indicações, como:

  • Melhor Actriz – “O Corpo”, no Festival de Cinema de Brasília, em 1991;
  • Melhor Actriz Comediante – “Escolinha do Professor Raimundo”, no Prémio APCA de Televisão, em 1991;      
  • Em 1999, foi indicada ao Troféu Imprensa;
  • Em 2008, teve duas indicações ao Prémio Contigo.

A humorista e actriz, havia sofrido um enfarte em 1999 e desde então, passara por três cirurgias no coração. A  sua morte foi anunciada em vários orgãos de Comunicação brasileiros e mundiais, visto que a sua carreira foi apreciada mundialmente.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Saiba quem foi a atriz, humorista, dubladora e roteirista brasileira Cláudia Jimenez
Publicidade
Publicidade

Últimas de Arte & Cultura

Publicidade