Com o objectivo de reconhecer e apreciar uma gama mais ampla de artistas, a 66.ª edição da cerimónia de 2024 dos prémios Grammys terá categorias para a melhor performance de música africana, anunciou esta terça-feira (13.06) a Academia de Gravação.
Apesar de os Grammys indicarem e premiarem a música e os artistas africanos nas categorias “Melhor Álbum de Música Global” e “Melhor Performance de Música Global , estes nunca tiveram uma categoria própria. “Essas mudanças refletem o nosso compromisso em ouvir activamente e responder aos comentários da nossa comunidade musical, representar com precisão uma ampla gama de géneros musicais relevantes e permanecer alinhados com o panorama musical em constante evolução”, disse Harvey Mason Jr., director da Academia de Gravação num comunicado.
A Academia explicou que agora a criação da categoria de “Melhor Performance de Música Africana” ampliará e expandirá o alcance da música africana e dos seus criadores. Serão incluídos nos prémios estilos de música como o afrobeat, kizomba, afro-house, hip-hop sul-africano e ethio jazz.
Além de premiar uma gravação que utilize “expressões locais únicas de todo o continente africano”, a edição de 2024 da maior cerimónia de prémios da música mundial entregará troféus ao melhor álbum de jazz alternativo e à melhor gravação pop dance (outras duas novas categorias na disputa pelos gramofones dourados).
As
canções de artistas africanos têm dominado há muito
tempo as categorias de música global, com a aparição regular de artistas como
Angelique Kidjo e Burna Boy. A nova categoria parece ser uma aposta para dar maior reconhecimento ao impacto da
música de África nas tendências
internacionais.
Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.