Está agendada para hoje, 30 de Junho, a exposição individual intitulada “Mantos Akáshicos” (um projecto desenvolvido desde 2021) de Edson Nzumba (cujo nome artístico é Lord Cave), a partir das 18h00, na Galeria Tamar Golan, da Fundação Arte e Cultura (FAC), na Ilha de Luanda.
Numa entrevista concedida à Revista Chocolate, Lord Cave disse que “Mantos Akáshicos” significa “Mantos da Luz”, são questões revestidas em elementos de grande valor cultural e transportados pela mãe da Natureza (a mulher). Representa o portal entre dois mundos: o físico e o espiritual.
“Nesta sessão, surjo como um médium do quotidiano, pois o tecido do meu pensamento e da minha linguagem é composto por uma diversidade de fios, controlado por uma teoria superior”. Acrescenta que “o manto simboliza o processo de despertar do indivíduo, da conscientização colectiva (…) o pano é um símbolo cultural de elevado valor nas sociedades africanas, pois conecta irmandades e famílias”, conclui o artista plástico.
Lord trabalha como artista plástico desde 2011, todas as suas obras são produzidas de forma artesanal, tanto nas telas como nas peças de roupa. Tem definido a sua arte num campo literal, que na realidade não está focado somente em transmitir mensagens e informações da cultura nacional. O mesmo apresenta um parecer de liberdade no processo de criação das suas obras e tem transmitido diversas informações, desde as problemáticas sociais, sonhos e sentimentos.
Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.