
Alusiva ao 45ª aniversário da Província da Lunda Norte, será realizada no dia 08 de julho a Expo Dundo. Esta edição inicial terá um conceito inovador, na qual irão estar vários estratos, que incluem não só o negócio, mas também a promoção do lazer com festivais infantis e para a juventude; fórum de negócios; actividades turísticas e gala de premiação, com presença de artistas locais e nacionais.
Nesta primeira edição participarão empresas da região, nacionais e até internacionais, desde produtores agrícolas, banca e seguros, sociedades mineiras, telecomunicações, tecnologias e serviços, restauração, artesanato, empreendedores individuais e startups e serviços públicos.
A Expo é um evento desenhado para congregar diferentes agentes e operadores do mercado de bens e serviços e demais sectores que impulsionam a economia e visa fortalecer as relações comerciais, divulgar potencialidades da região e promover a empregabilidade anualmente.
Sobre a província da Lunda Norte
Está localizada no nordeste, entre as 18 províncias de Angola, faz parte das 3 da cultura Tchokwé. Saiba como chegar à Lunda Norte e descubra os melhores hotéis da província.
A capital da província é a cidade de Dundo-Chitato, no município de Chitato, com uma extensão territorial de 102.783 Km². Faz fronteira terrestre e fluvial a norte e a leste com a República Democrática do Congo e a oeste com as províncias de Malange e da Lunda Sul.
É constituída por 10 municípios: Cambulo, Capenda-Camulemba, Caungula, Chitato, Cuango, Cuílo, Dundo, Lubalo, Lucapa e Xá-Muteba. A Lunda Norte é, em síntese, uma região de savana, pouco arborizada. Todavia, a região possui alguns recursos florestais localizados principalmente nos municípios de Cambulo e Capenda-Camulemba.
A cidade de Dundo, com uma história que remonta ao início do séc. XX, em 1912, cresceu ao ritmo da exploração mineira dos diamantes. De povoado em povoado, tornou-se um lugar de negócios com urbanização crescente, para se tornar também uma referência da tradição e cultura Lunda Tchokwé.
O Museu Etnográfico de Dundo, um dos maiores de Angola, é o fiel depositário da arte que representa o compromisso da cidade com o valor cultural e tradição local, onde se pode apreciar a beleza de máscaras rituais, como a Mwana Pwo, ou elementos decorativos que traduzem as lendas e a história da localidade, uma visita obrigatória!
A exploração de diamantes é o tesouro da actividade económica de Dundo. Estes minerais de carbono, dos mais resistentes e valiosos do planeta, formados em profundidade ao longo de mais de um bilhão de anos, dão à cidade riqueza, brilho e destaque. É aqui, nestas terras da província de Lunda-Norte, que se encontram diamantes de excepcional qualidade e tamanho.
Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.