Com o objectivo de “estimular a produção de obras literárias, nos domínios da prosa de ficção (romance, novela, conto e crónica) e da poesia, em língua portuguesa, por escritores que nunca tenham publicado uma obra literária”, as candidaturas para a 9ª edição do Prémio de Revelação Literária União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa/Câmara Municipal de Lisboa (UCCLA) já estão abertas (até 05 de Novembro).
A UCCLA explicou que são admitidas candidaturas através do correio electrónico, premioliterario@uccla.pt, de concorrentes que sejam pessoas singulares, de qualquer nacionalidade, fluentes na língua portuguesa, com idade não inferior a 16 anos, sendo que no caso dos menores de 18 anos, a atribuição de prémios ficará sujeita à entrega de declaração de aceitação pelos respectivos titulares do poder paternal.
Nesta edição, conforme a mesma fonte, fazem parte dos jurados Germano Almeida (Cabo Verde), Domício Proença (Brasil), Hélder Simbad (Angola), Inocência Mata (São Tomé e Príncipe), José Pires Laranjeira (Portugal), Luís Carlos Patraquim (Moçambique), Luís Costa (Timor-Leste), Tony Tcheka (Guiné-Bissau), Yao Jing Ming (Macau), Rui Lourido (representante da UCCLA) e João Pinto de Sousa (representante do Movimento 800 Anos de Língua Portuguesa).
Os vencedores da oitava edição foram o português Leonel Barbosa, com a obra “Breviário de Medo e Malícia” e o brasileiro André Bueno, com a obra “Sentido Litoral”, tendo também sido atribuídas duas menções honrosas: “Sete Contos Insensatos”, da autoria de Emanuel Vasconcelos Barbosa, com dupla nacionalidade (Portugal/Cabo Verde) e “Os Poemas Figurativos”, do português Paulo Jorge Monteiro Marques.
A oitava edição do Prémio de Revelação Literária UCCLA-CML reuniu 301 candidaturas de 19 países, nomeadamente os Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP), os Estados Unidos da Améria, Brasil, China, Timor-Leste, da Alemanha, Bélgica, Espanha, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos, Polónia, Reino Unido, Suíça e Brasil, que tem sido o país com o maior número de candidaturas, seguido de Portugal.
Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.