Entre 6 e 8 de Setembro, a cultura Kizomba estará em destaque em São Paulo, no Kizomba Design Museum, uma experiência imersiva de três dias, criada pelo músico e escritor Kalaf Epalanga e pelo artista multidisciplinar Nástio Mosquito.
De acordo com o Jornal de Angola, o Kizomba Design Museum foi pensado como uma plataforma itinerante dedicada a preservar e a mostrar a história vibrante da cultura da kizomba, oferecendo uma visão contextualizada das origens, da evolução e do significado social da kizomba, originária dos países africanos de língua portuguesa e da sua diáspora. Esta plataforma pretende tornar-se um espaço activo para a pesquisa e para o estudo cultural Kizomba em todo o mundo.
Nástio Mosquito afirma que o Kizomba Design Museum “não é apenas uma celebração de cultura, ou da sua identidade, é um gesto de cuidado, um gesto de doação a essa forma de arte e à justiça económica do mercado, alcançando a indústria da música, a indústria alimentícia e a indústria do entretenimento”.
A primeira edição do Kizomba Design Museum levará a São Paulo a cultura kizomba através da música, gastronomia, seminários de dança e palestras. Conta com actuações de músicos e produtores como Branko, Dino D’Santiago, Paulo Flores, Djodje e Batida.
O programa inclui também Matabicho, com assinatura da chef Bel Coelho; oficinas de kizomba; conversas, que contam com a participação do músico Manecas Costa e do escritor Ondjaki, entre outros; e um mercado, que “refletirá a influência da moda e do design no universo da kizomba”, com curadoria do modelo, designer e empresário Armando Cabral.
A programação irá dividir-se entre a Casa de Francisca, localizada no primeiro andar do Palacete Teresa, “património histórico paulistano”; o edifício Copan; e a galeria Pivô, “espaço artístico sem fins lucrativos e que oferece uma plataforma de intercâmbio, pensamento crítico e experimentação (também localizada no edifício Copan)”.
Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.