Segunda exposição individual de artes plásticas do pintor Júlio Mbaki, intitulada “Visão do Artista”, será inaugurada sábado, no dia 7 de Outubro, às 18h00, no salão da MDC Shopping Center, na via expressa, estrada do Kikuxi, em Luanda.
Natural do município de Maquela do Zombo (Uíge), Mbaki reúne um conjunto de 25 obras de pintura, que fica patente até ao mês de Dezembro. Os quadros, explica ao Jornal de Angola, retratam várias histórias de usos e costumes de diferentes povos, destacando o quotidiano dos luandenses, assim como a transformação que Luanda tem sofrido nos últimos tempos, desde a edificação de novos edifícios junto da Fortaleza de São Miguel, hoje Museu de História Militar, à baía de Luanda, onde as várias pinturas de murais têm dado outra vista à cidade capital do país.
Durante a exposição, revela, vai leiloar três quadros de pintura com a finalidade de doar 10 por cento das vendas à escola de arte da Fundação Arte e Cultura, na Ilha do Cabo, com o objectivo de ajudar os alunos que estão a ser formados naquela instituição.
A ideia, afirma, é ajudar a fundação a albergar um bom número de jovens promissores das diferentes áreas de arte, em particular as artes plásticas. Há meses, diz, “tive a oportunidade de ver alunos de artes plásticas daquela escola, durante a homenagem ao Mestre Kituxi e seus acompanhantes, a produção de uma obra com o retrato de Mestre Kituxi impressionou muita gente”.
Mbaki, começou a carreira de artista plástico na Academia de Belas Artes, no Congo-Kinshasa, na disciplina de Pintura, com maior preferência pelo design gráfico. Como estudante, conheceu o pintor Symplice Somi, dono da oficina Maïsha Parque de Kinshasa, onde a paixão pela pintura o fez acreditar no futuro.
Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.