Está a decorrer desde Quarta-feira (19.10) a 15ª edição da Semana Cultural da China e dos países de língua portuguesa, que conta com a participação dos artistas angolanos, tais como o artista plástico Francisco Van-Dúnen “Van”, o cantor Cleyton M, o fotógrafo Edson Lima e o estilista Leonel Miguel. Juntos, representam Angola no evento até 3 de Dezembro próximo, em Macau.
Organizada pelo Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau), a Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa é um evento de demonstração de afirmação da identidade e de intercâmbio cultural. O evento visa cimentar as relações da cultura chinesa e entre os Países de Língua Portuguesa.
O lema é “Uma Faixa, Uma Rota Cultural” e serão em acolhidas em três datas distintas manifestações artísticas e culturais diversas, promovidas por cerca de 100 artistas dos países de língua portuguesa e China (Macau), além de seminários e diversões. O certame é aberto oficialmente às 18h00 (horário local), na Torre de Macau, espaço que vai albergar, até ao dia 25 deste mês, espectáculos de música e dança, exposição de artes e de gastronomia.
Uma exposição de fotografias artísticas, denominada “Mosaicos Sino-Lusófonos”, vai estar patente de 9 de Novembro a 3 de Dezembro, na Galeria de Exposições do Complexo da Plataforma, em cujos trabalhos constam fotografias do angolano Edson Lima. Além dos angolanos Van, Edson Lima, Cleyton M, e Leonel Miguel, a 15ª Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa contará com trabalhos de Choro Livre, Rita Prates Caetano, Caco Marinho, do Brasil, Cláudia Neves e Mucci (Cabo Verde), Unidos por uma Causa (Guiné Bissau), Nzalang e Marcial Mangue (Guiné Equatorial), Mr. Bow e Glória Gonçalves (Moçambique), Sebastião Antunes & A Quadrilha (Portugal), Os Amigos da Cultura e Adérito Quaresma Nené (São Tomé), Maturina Castilho de Araújo (Timor-Leste), e Yunnan (China).
Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.