A decorrer no dia 03 de Dezembro, a partir das 18h00, no Palácio de Ferro, na Baixa de Luanda, a primeira edição da Gala da convenção Nacional de Dança Kijingu tem o objectivo de criar oportunidades de trabalho para os artistas, garantindo a valorização das suas obras e o aumento do número de manifestações culturais no país.
A gala de premiação Kijingu pretende prestigiar e reconhecer o trabalho dos profissionais envolvidos no bailado em Angola, que inspiram e elevam a arte e a cultura nacionais, dentro e fora do país, através das suas obras mais marcantes.
A directora do projecto Aneth Silva disse ao Jornal de Angola que o evento é uma iniciativa da Bwé de Mambos – Produções, uma marca no mercado nacional; e tem a co-produção da Casa Rede. A organização pretende contar com a participação de bailarinos dos países vizinhos, de forma a ajudar a desenvolver as potencialidades artísticas e profissionais dos bailarinos angolanos.
As inscrições para a gala e competição decorreram de 7 de Setembro a 15 deste mês, enquanto que para os seminários e oficinas os prazos estendem-se até ao dia 30 de Novembro. Os vencedores da I edição da Convenção Nacional de Dança serão agraciados pela organização com um certificado, um troféu Kijingu e um valor monetário, cujo montante não foi adiantado.
Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.