Publicidade

Morte cala vozes de grandes ícones da música

Trata-se do músico Ilunga Mabanza da Costa (co-fundador do agrupamento musical Sassa Tchokwe Internacional) e Sara Tavares (cantora portuguesa, de ascendência cabo-verdiana): ambos faleceram na madrugada de domingo (19.11), vítimas de doença.

Morte cala vozes de grandes ícones da música

Rei Costa, nome artístico do cantor, padecia de diabetes desde 1992, morreu numa unidade hospitalar, em Saurimo- Lunda Sul. Já a cantora Sara Tavares, morreu aos 45 anos, no Hospital da Luz, em Lisboa – Portugal, vítima de cancro cerebral. Tinha sido diagnosticada com um tumor cerebral em 2009 (que a fez parar durante oito anos) e nos últimos meses acabou por acumular sucessivas complicações.

Em memória de dois enormes fazedores da música, vários angolanos, na manhã de segunda-feira (20), usaram as suas redes sociais para partilharem mensagens de condolências aos seus colegas. As duas vozes deixaram um grande legado na música, pois foram eles também artistas propagadores da cultura dos seus países. Através de melodias e bom ritmo, expressavam o valor e a identidade cultural.

O conceituado músico do género Txianda, Rei da Costa, no agrupamento Sassa Tchokwe, produziu as obras ‘Lunda A Sokoloke’, ‘Garimpeiro’, ‘Soni Mandvunbu’, ‘Txisela’, ‘Sinergia’, ‘Muno Ukalu Kuyuka’, ‘Celestino Kahona’, ‘David Txifumani’, ‘Kufua Txa Muat Yav’ e ‘Palancas Negras’. Após se ter separado do grupo, em 1999, gravou uma dezena de álbuns, entre os quais “Chance Jami”, em 2020 e “Khosso Lia Buaza”, em 2021. Sara Tavares conquistou notoriedade no Chuva de Estrelas e no Festival da Canção. Tornou-se artista de excepção no cruzamento da tradição cabo-verdiana com outras linguagens, cruzando as estruturas da pop e da música urbana com a tradição africana em que cresceu e sempre se moveu, em crioulo e em português, espelhando todas as suas influências e ambições criativas em discos como ”Sara Tavares e Shout!” (1996), ”Mi Ma Bô” (1999), ”Balancê” (2005), ”Xinti” (2009), ou ”Fitxadu” (2017), que lhe valeu a nomeação para o Grammy Latino na categoria de “Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa”.

Morte cala vozes de grandes ícones da música

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Morte cala vozes de grandes ícones da música
Publicidade

Últimas de Arte & Cultura