Publicidade

Roberto Leal apresenta em Luanda dicionário com gírias de Angola

O renomado escritor, jornalista e editor brasileiro Roberto Leal, procedeu na quarta-feira (19), no Instituto Guimarães Rosa (ex-Casa de Cultura Angola-Brasil), em Luanda, ao lançamento de um dicionário que contém expressões típicas de Angola, intitulado “Dicionário de Angolês”.

O autor apresentou igualmente a revista angolana de literatura e arte intitulada “Òmnira”, a obra foi lançada em homenagem ao 440º aniversário da Rainha Njinga Mbande que se assinalaria em Dezembro de 2022.

Roberto Leal apresenta em Luanda dicionário com gírias de Angola

Quanto ao lançamento do “Dicionário de Angolês”, em declarações, Roberto Leal explicou que resulta de um trabalho intenso de cinco anos realizado no país, onde teve a oportunidade de viajar para várias províncias, a fim de ter o maior contacto possível com a população angolana.
Roberto disse ainda que o interesse pelas gírias e dialectos angolanos surgiu ao ter contacto com cidadãos nacionais, por isso decidiu transformar toda essa forma de linguagem numa só, o “Angolês”.

“Com o dicionário deixo para Angola uma possibilidade de transformar oficialmente essa linguagem informal para formal”, destacou.

No dicionário encontram-se palavras como “chapada”, “já está”, “caenche”, “popular”, “povoado” e “malamba”, “malembe”. O manual contém um total de 86 páginas.
Por outro lado, a revista “Òmnira” foi criada no Brasil com vista a contar parte da vida da Rainha Njinga Mbande.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Roberto Leal apresenta em Luanda dicionário com gírias de Angola
Publicidade

Últimas de Arte & Cultura