No passado dia 26 de setembro, a Jahmek Contemporary Art, situada na baixa de Luanda, foi palco de uma exibição arrebatadora apresentada por YIJID & ZAD. A instalação pictórica imersiva do coletivo Verkon propôs uma profunda reflexão poética sobre as violências históricas, dissolvendo as fronteiras que separam o coletivo do individual.
Nesta amostra a solo, a segunda do grupo, a galeria transformou-se numa imponente floresta, onde as suas pinturas evocam um universo mítico. As obras funcionam como portais para uma realidade mágica, com a água a ocupar o centro simbólico da exposição. O título, “YIJI” (rios) e “ZAD” (zonas a defender), reflete a dualidade entre a fluidez dos rios e a rigidez das fronteiras.
Verkon, com esta poderosa exibição, convida o público a desafiar a rigidez das fronteiras e a repensar as relações entre povos e territórios, usando imagens poéticas para curar e imaginar futuros mais vastos e interessantes. “YIJI & ZAD” estará aberta ao público a partir de 27 de setembro e fica patente até 24 de novembro.
Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.