Após uma década de ausência, a majestosa estátua da Rainha Njinga Mbande foi finalmente reposta no Largo do Kinaxixi, esta quarta-feira, 9 de outubro. A emblemática figura, que homenageia uma das mais célebres rainhas de Angola, volta ao seu lugar de destaque, após ter sido retirada devido às obras de requalificação do espaço.
Durante o período de requalificação, a estátua esteve exposta no pátio do Museu da História Militar, como medida temporária até a conclusão das obras, promovidas pelo Governo Provincial de Luanda (GPL). O regresso da estátua ao Largo do Kinaxixi simboliza não apenas o final de um longo processo de renovação urbana, mas também a celebração do património histórico angolano.
O Governo Provincial de Luanda informou que a conclusão das obras de requalificação do Largo está prevista para novembro deste ano, permitindo, finalmente, que este importante marco cultural volte a ser desfrutado pelo público.
Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.