Publicidade

Zlatan em modo estátua

Zlatan Ibrahimovic é conhecido não só pelos seus golos espectaculares, mas também pela sua personalidade bastante peculiar. Os seus comentários controversos e por falar de si quase sempre na terceira pessoa.

Ibra, como é conhecido nas hostes do futebol mundial, começou a sua carreira no clube de sua cidade natal, o Malmö FF, mas foi no Ajax de Amesterdão que começou a dar nas vistas, pela forma como se destacava dos seus companheiros de equipa, dentro e fora de campo. O sueco tinha um temperamento intempestivo mas ao mesmo tempo marcava golos de levantar qualquer estádio, e com frequência.

Publicidade

No verão de 2004, após uma excelente prestação no Europeu realizado em Portugal, e a pedido explícito do treinador Fabio Capello, assinou contracto com a Juventus. Nessa mesma época, o também cinturão negro de Taekwondo, foi peça fundamental na reconquista do Scudetto por parte da Vecchia Signora, tendo sido eleito pelo jornal La Gazzetta dello Sport o melhor jogador da Serie A – Campeonato Italiano – dessa época.

Zlatan em modo estátua
Tatuou o nome de 50 pessoas que passavam fome e tirou a camisola após marcar um golo pelo PSG. Zlatan levou amarelo, mas não se importou

Com a relegação da Juventus para a Serie B, o clube foi considerado culpado num escândalo de corrupção, Zlatan decide trocar Turim por Milão e assina pelo Inter, onde foi tri-campeão e conquistou uma vez o prémio de melhor marcador do campeonato.

Em seguida o mágico sueco parte para Espanha para jogar no Barcelona de Guardiola. A concorrência no clube catalão era fortíssima e a pressão elevada, o que fez com que Ibra tivesse uma passagem discreta pelos Culés. Ainda assim, foi preponderante no El Clásico contra o Real Madrid, quando entrou para substituir o astro francês Thierry Henry e marcou o único golo da victória sobre o eterno rival. Victória essa que fez com o Barça ultrapassasse Los Blancos no topo da tabela.

Zlatan em modo estátua
Zlatan já no LA Galaxy, EUA

Volta então a Milão, desta feita ao AC Milan. O acordo era um empréstimo que se transformaria em transferência definitiva dependendo da performance do jogador. E o King, como o próprio se intitula, não desapontou e a direcção do clube avançou para a contratação em definitivo. Na sua segunda temporada ao serviço dos Rossoneri, mesmo não tendo sido campeão, devido a uma excelente temporada da Juventus, Ibra estabeleceu o seu recorde máximo de golos marcados numa temporada.

No ano seguinte o génio desembarca em Paris para ingressar na recente milionária equipa do Paris Saint Germain, fazendo companhia a David Beckham. À Paris, onde auferia um salário na ordem dos 15 milhões de euros anuais, e mesmo não tendo a melhor relação com os adeptos, devido às suas declarações controversas: “Não entendo por que os adeptos do PSG são tão exigentes, se antes não ganhavam nada.” – Zlatan tornou-se o Rei de França, conquistando diversos títulos e conquistado o posto de marcador mais prolífero da história do clube parisiense, marcando 156 em 180 jogos. Foi também no PSG onde se tornou no primeiro jogador a marcar golos na Liga dos Campeões por 6 (seis) clubes diferentes.

Zlatan em modo estátua
Um dos golos mais espectaculares de sempre, marcado num amigável contra a Inglaterra

À procura de uma nova aventura, Zlatan assina contracto com o Manchester United, onde apesar de ter sofrido uma lesão grave, deixou a sua marca, tendo balançado as redes adversárias 29 vezes num total de 53 partidas. Conquistou pelos Red Devils uma Taça da Liga Inglesa e a Liga Europa antes de rumar aos Estados Unidos, onde é o capitão e ídolo maior do Los Angeles Galaxy.

Pela sua selecção marcou 62 golos em 116 partidas, entre 2001 e 2016, sendo considerado a maior estrela do futebol sueco, ultrapassando em fama Henrik Larsson.

Ibra deslocou-se há dias a Malmö a fim de inaugurar uma estátua em sua homenagem, esculpida pelo artista sueco Peter Linde. “Não interessa de onde vens, quem és ou o que representas, esta estátua é um sinal de que tudo é possível.” – Atirou o avançado de 38 anos perante as centenas de adeptos presentes.

Zlatan em modo estátua
A estátua em bronze pesa 500kg

IBRACADABRA!!!

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Zlatan em modo estátua
Publicidade
Publicidade