Publicidade

Caídinhos por Malanje

A província de Malanje encontra-se situada na região Centro-Norte de Angola e é uma das maiores províncias do nosso país, tendo uma área de 98302 quilómetros quadrados.

A cidade capital homónima dispõe de diversos pretextos para ser visitada.

Publicidade

As imponentes Quedas de Kalandula, que atingem uma altura de 105 m (segunda mais alta de África), representam um dos principais atractivos. Encontram-se a cerca de 80 km do centro da cidade e são de muito fácil acesso. Existe inclusivamente uma Pousada cujos quartos e área comum – com piscina – têm vista para as mesmas, mas as reservas têm que ser feitas com bastante antecedência.

Caídinhos por Malanje
Vista da Pousada de Kalandula (antiga Duque de Bragança) para as Quedas.

O Rio Lucala, o mais importante afluente do Kwanza, proporciona, para além das de Kalandula, o privilégio de conhecer dezenas de outras cascatas nas redondezas, menores mas não menos mágicas, como é o caso da Cascata de Musselegi.

Mas nem só de beleza aquática é feita a província, a nossa História está bem patente nas Pedras Negras de Pungo Andongo, que são formações rochosas monolíticas (uma só pedra) com milhões de anos, onde se encontram também as ruínas da Antiga Fortaleza de Pungo Andongo, que detém passos marcados da nossa Rainha Ginga.

Caídinhos por Malanje
Pedras Negras de Pungo Andongo

A Baixa de Cassanje representa o local da mais emblemática batalha da nossa histórica. O massacre por parte dos colonos aos camponeses da área desencadeou o início da luta armada pela libertação nacional, a 4 de Fevereiro de 1961.

Caídinhos por Malanje
Imagem do massacre na Baixa de Cassanje

Curiosos? Atestem o depósito do ruca, calibrem os pneus e siga, porque a estrada está em dia.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Caídinhos por Malanje
Publicidade
Publicidade