Publicidade

São Tomé e Príncipe: Beleza Idílica

Com cenários de rara beleza e paisagens vestidas de verde, poderá descobrir um verdadeiro paraíso e deixar-se levar ao sabor da água cristalina. Uma viagem de autenticidade, reencontro consigo próprio e com a natureza.

São Tomé e Príncipe: Beleza Idílica

Situado no Oceano Atlântico junto ao Golfo da Guiné, São Tomé e Príncipe é formada pela ilha de São Tomé, ilha do Príncipe e por cerca de uma dezena de ilhéus, sendo o ilhéu das Rolas o seu mais conhecido, e consequentemente, mais procurado pelos turistas estrangeiros. A origem vulcânica está bem patente nos morros, cones e picos, sendo o clima quente e húmido, com chuvas abundantes e variações entre os 21ºC e os 31 ºC.

Publicidade

Com cerca de 160 mil habitantes, as ilhas estiveram desabitadas até 1470, quando os navegadores portugueses João de Santarém e Pedro Escobar as descobriram. A agricultura só foi estimulada no arquipélago no século XIX, com o cultivo de cacau e café, sendo atribuído este efeito a João Baptista da Silva Lagos. O próprio britânico William Cadbury, responsável pela poderosa indústria dos chocolates Cadbury, marcou presença em São Tomé e Príncipe.

São Tomé e Príncipe: Beleza Idílica

A imagem é sem dúvida umas das características ais diferenciadoras e encantadoras deste paraíso na terra, com cada praia, cada roça, cada pedaço de caminho e cada cena quotidiana a “implorar” por uma fotografia. A simpatia do povo é de “cortar a respiração”, bem como as cores e a nitidez da luz que acentuam a sua beleza pura, como em poucos lugares do mundo.

Com uma cultura extremamente rica, derivada da miscigenação proveniente de diversas regiões de África, Brasil, Holanda, bem como de Portugal, o resultado final só poderia dar origem a uma expressão cultural com características muito próprias e fascinantes.

São Tomé e Príncipe: Beleza Idílica

A nível de gastronomia há um universo extremamente rico para o palato, onde os “actores principais” são os frutos da terra, nomeadamente: fruta-pão, malagueta, quiabo, fuba, jimboa, mandioca, abóbora, batata-doce, matabala, banana-maça, banana-prata, banana-ouro, banana-pão, entre outras iguarias de “chorar por mais”.

São Tomé e Príncipe: Beleza Idílica

Aqui, é incontornável falarmos da mítica folha de micocó, tão presente na cultura e culinária, usada em infusão como afrodisíaco no calor da noite tropical. Um verdadeiro ex-libris para os locais e para os turistas curiosos.

Recentemente, por via do programa televisivo “Na Roça com os Tachos”, já transformado em livro, a culinária do arquipélago adquiriu grande notoriedade graças aos famosos pratos do Chef João Carlos Silva.

Todos os caminhos vão dar à biodiversidade presente em São Tomé e Príncipe. Estas pequenas ilhas encantadas fascinam inúmeros naturalistas, uma vez que, isoladas do resto do mundo, permitiram gerar espécies únicas que não se encontram em mais nenhuma parte do Planeta. Em 2012, a UNESCO declarou a ilha do Príncipe como Reserva da Biosfera Mundial.

São Tomé e Príncipe: Beleza Idílica

Já no universo das flores é importante referirmos a beleza das orquídeas são-tomenses, assim como enaltecermos a flor tropical mais cobiçada do país: a rosa de porcelana.

Para finalizar, como dizem em São Tomé e Príncipe, nada como “andar com o passo certo nas ilhas para descobrir o caminho da felicidade”.

Podemos afirmar que ao encontrarmos esta “Pérola de África”, descobrimos a felicidade simples e emocionalmente enriquecedora. A alegria pura e verdadeira do povo, é sem dúvida, uma lição de vida e uma autêntica dádiva.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

São Tomé e Príncipe: Beleza Idílica
Publicidade
Publicidade