Publicidade

O Delta do Okavango

O Delta do Okavango, no Botsuana, é o segundo maior delta do rio interior do mundo, depois do delta interior do Níger e representa um dos ecossistemas mais incomuns do planeta.

É formado pelo rio Okavango, que se origina em Angola (perto do Huambo) e chega à foz após uma jornada de mais de 1000 km e encontro com inúmeros afluentes.

Publicidade

No geral, o rio transporta cerca de 11 quilômetros cúbicos de água todos os anos, que são lançados do delta diretamente na areia do Kalahari, formando uma planície aluvial de 15.000 km² de extensão, caracterizada por uma grade complexa e variável de canais, lagoas e ilhas.

O Delta do Okavango

Em 1965, uma parte do território do delta foi declarada reserva natural, com o nome de Reserva de Vida Selvagem Moremi (cerca de 3000 km²), a reserva é administrada pela Ngamiland Fauna Conservation Society e é a principal atração turística no Botsuana.

Recentemente, o governo da Namíbia apresentou o projeto de uma barragem na região adjacente de Caprivi; essa estrutura pode representar um perigo para o meio ambiente do Delta. A água que entra no delta é incomumente pura, devido à quase total ausência de atividades agrícolas ou industriais ao longo do rio.

Em março e abril, as chuvas em Angola começam a inchar o rio, após o passar dos meses, as chuvas tendem a mover-se para oeste, seguindo o curso do rio e a partir de junho o delta começa a ganhar 3 km por dia.

Em julho, no entanto, a água começa a evaporar cada vez mais e, consequentemente, a inundação diminui.

Nas ilhas do delta, abundam palmeiras, acácias, enquanto nos canais há bambu, a água e vegetação atraem grandes quantidades de pássaro, entre outros, a águia-pescadora, o oriole africano, a garça-real, várias espécies de patos, estorninhos, martins-pescadores, garças, papagaios, hoopoes, cegonhas e calau.

Na água, os crocodilos do Nilo e várias espécies de peixes, incluindo farpas, muito populares entre os pescadores locais, incluindo muitos anfíbios, sapos-boi e os coloridos “sapos-sino“.

Há também elefantes, búfalos, rinocerontes (brancos e pretos), hipopótamos, leões, chacais, hienas, zebras, girafas e babuínos.

O Delta do Okavango
O Delta do Okavango

Por fim, cinco grupos étnicos bantu vivem ao redor do delta, tradicionalmente dedicado a um sistema misto de subsistência, que inclui o cultivo de milheto e sorgo, pesca, caça, coleta de ervas selvagens e pastoreio.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

O Delta do Okavango
Publicidade
Publicidade