Publicidade

Miradouro da Lua: uma das 7 maravilhas de Angola

Publicidade

É paragem obrigatória! Eleita como uma das 7 maravilhas naturais de Angola, o Miradouro da Lua é um conjunto de falésias, a 40 quilômetros a Sul de Luanda. Ao longo do tempo a erosão provocada pelo vento e pela chuva foi criando a paisagem que lembra a superfície lunar .

O Miradouro da Lua já foi cenário de filmes de realizadores nacionais e estrangeiros, dos quais se destaca o português Jorge António, com a primeira co-produção cinematográfica luso-angolana, rodada em 1993 e que obteve o prémio especial realização no Festival de Gramado, no Brasil.

Publicidade
Miradouro da Lua: uma das 7 maravilhas de Angola

Não é à toa que o cenário para a reviravolta deste ficcionado jovem português apaixonado por Angola tenha sido o Miradouro da Lua. O lugar, por si só, é contemplação obrigatória e estranha. Paisagem lunar, paredes de areia e argila esculpidas em forma de estalagmites.

Situado nas proximidades da estrada nacional número 100, oferece uma vista única sobre o Oceano Atlântico, cujo azul contrasta com o laranja.

Miradouro da Lua: uma das 7 maravilhas de Angola

Poucos países no mundo têm um pedaço do “chão da Lua” só para si. E nisso, Angola é privilegiada. O Miradouro da Lua, a poucos quilómetros de Luanda, é um lugar absolutamente imperdível.

As crateras não foram provocadas por meteoritos ou asteróides vindos dos confins do Universo. Quem sabe se por forças invisíveis ou por mera casualidade, todos os ventos e chuvas escolheram estes poucos quilómetros de falésia, na costa angolana, para talhar umas das obras naturais mais belas do país. Para além das estruturas geológicas, há as cores das camadas expostas, que se sobrepõem em sentido crescente de acumulação de luas novas. A composição das diferentes plataformas varia, e com elas se expõe todo um arco-íris de cores terra: castanho-escuro e castanho-claro; vermelhão e laranja forte.

E se quisermos elevar ao extremo a poética destas falésias, podemos falar no pôr-do-sol. Chavão ou não, este lugar em frente ao oceano é particularmente belo no final do dia, altura em que a luz vermelha e esguia deforma ainda mais a paisagem lunar, como um jogo complexo de sombras chinesas. Assim como a Lua (a verdadeira), o Miradouro é um espelho de sol que nos deixa em modo introspectivo.

Miradouro da Lua: uma das 7 maravilhas de Angola

No entanto, este espelho pode quebrar a qualquer momento. A erosão natural acentuada deste sistema geológico frágil coloca-o em risco de implosão. Para além da falta de programas de preservação, a pressão turística aumenta ainda mais o risco de desaparecimento definitivo deste lugar. Por isso, quando visitar o Miradouro, tenha cuidado. Preserve-o, deixe-o limpo. Cuide deste nosso pedacinho de Lua.

Mais do que cinematográfico, este cenário é um lugar de inspiração, e de super fácil acesso, na berma da estrada que sai de Luanda em direcção ao sul. Um pouco mais à frente encontra o desvio para a aldeia da Parede, ou do Miradouro da Lua, onde os pescadores que aí vivem há muito se aperceberam do potencial do lugar onde vivem.

Uma visita ao Miradouro da Lua pode também ser uma desculpa para passar um fim-de-semana em Cabo Ledo.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Miradouro da Lua: uma das 7 maravilhas de Angola
Publicidade
Publicidade