Publicidade

Ilha do Sal: O paraíso na terra

Publicidade

Este é o destino que todo mundo quer visitar. Sal é uma das 10 lindas ilhas de Cabo Verde. Tem sonhado com dias de sol acompanhados de dias que o desconectem do mundo, com mar azul, tranquilidade e comidas deliciosas? Então está na hora de planear uma viagem para Cabo Verde.

Mas o que fazer na Ilha do Sal? Para além das praias, apresentamos-lhe os lugares que pode visitar e o que pode fazer na Ilha para deixar a sua estadia ainda mais interessante.

Publicidade

Antes de mais, a terceira semana de Junho é a melhor época para visitar a ilha.  As praias de areia branca da ilha incluem o longo porto em forma de meia-lua em Santa Maria, uma cidade movimentada na costa meridional.

Pontão de Santa Maria

Ilha do Sal: O paraíso na terra

Na Ilha do Sal, também conhecida por “ilha do vento”, encontramos o Pontão e a praia Santa Maria, a sul da Ilha.  É habitada por pouco menos de 20 mil habitantes e é muito segura. Fica a cerca de 17 km do Aeroporto Internacional Amílcar Cabral.

Ilha do Sal: O paraíso na terra

É menos ventosa em relação às outras, porque tem a cidade a fazer de barreira. Se quer saber como é o dia-a-dia dos habitantes locais, dê um Passeio à Vila de Santa Maria e ao Pontão, são duas actividades que não pode perder. No Pontão juntam-se pescadores, turistas e muitas crianças. De lá partem barcos de pesca e os barcos que fazem os passeios turísticos.

Ilha do Sal: O paraíso na terra

Este é o cenário perfeito para umas fotos fantásticas.

Buracona e o Olho Azul

Ilha do Sal: O paraíso na terra

A Buracona é uma piscina natural, no meio das rochas. Estas rochas são de origem vulcânica e a força do mar permitiu a formação da mesma.

Ilha do Sal: O paraíso na terra

Além do lindo cenário formado pelas águas azuis esverdeadas, nas proximidades também estão algumas grutas, sendo que a mais famosa é chamada de “O olho Azul”. É uma gruta com água, onde o reflexo do sol na mesma parece um olho azul. Normalmente este fenómeno acontece entre as 10h30 e 12h.

Salinas de Pedra Lume

Ilha do Sal: O paraíso na terra

O Sal é uma ilha vulcânica, de paisagens desérticas, sem fontes de água perene e muitíssimo plana – só ao Norte há uma meia dúzia de elevações, a maior delas é o Monte Grande, com 400 metros de altura. As salinas deram o nome à ilha pelo papel importante que tiveram na extracção do sal, e da importância que tem na economia da ilha. Nelas podemos tomar banho num lago formado na cratera de um vulcão extinto. Devido à elevada concentração de sal na água é impossível ir ao fundo, mas o difícil mesmo é sair da água, porque voltar a pôr os pés no chão não é uma tarefa fácil.

Ver os Tubarões na Baía da Parda

Ilha do Sal: O paraíso na terra

Na Baía da Parda terá a oportunidade não só de ver, como também de estar muito perto dos tubarões-limão. O melhor é alugar uns sapatos de borracha para entrar na Baía. O chão rochoso faz com que seja preciso andar com cuidado até ao ponto onde se consegue ver os tubarões. Atenção que vai estar dentro de água com os tubarões! A água estará até aos joelhos, não se preocupe que os tubarões maiores não nadam em águas tão baixas, mas os mais pequenos sim.

É muito fácil organizar uma viagem para Cabo Verde, para curtir as praias indescritíveis da Ilha do Sal. A língua oficial é o português, a outra mais falada é o crioulo.  Nas ilhas mais montanhosas e mais verdes do arquipélago de Cabo Verde, a estação das chuvas vai de Agosto a Outubro e a estação seca é no período de Novembro a Julho. A brisa constante permite caminhar debaixo do sol confortavelmente. A Ilha do Sal é quente quase o ano todo, mas não é nada para assustar. Os meses mais quentes são Setembro e Outubro, com temperaturas máximas de 30 ºC e mínimas de 24ºC.
O mês mais “frio” na Ilha do Sal é Fevereiro, quando o termómetro costuma oscilar entre os 18ºC e os 25ºC.


Fevereiro, Março e Abril são os meses de água mais fria no mar – da Ilha do Sal – uma média de 20ºC. Os meses de águas mais quentes são Setembro e Outubro, com média de 25ºC.

A seguir, confira mais imagens da esplêndida Ilha!

Ilha do Sal: O paraíso na terra
Ilha do Sal: O paraíso na terra
Ilha do Sal: O paraíso na terra
Ilha do Sal: O paraíso na terra
Ilha do Sal: O paraíso na terra

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Ilha do Sal: O paraíso na terra
Publicidade
Publicidade