Publicidade

O que fazer na Garden Route?

Publicidade

Um passeio muito desejado por quem visita Cape Town é fazer um roteiro pela Garden Route. A também conhecida por “Rota Jardim” é um lindo trecho natural da costa sudeste da África do Sul, que se estende por cerca de 200 quilómetros entre as cidades de Mossel Bay e Storms River. É repleto de belas paisagens de rio, mar, montanha, muita vegetação, praias de areia convidativas, cachoeiras e cidades como Knysna, Plettenberg Bay e George, repletas de hotéis, restaurantes e afins.

Isso sem contar com estradas muito bem sinalizadas e superconservadas –  perfeitas para quem gosta de conduzir – pontos de apoio com postos de gasolina, lojas de conveniência e lanchonetes. Mas não é apenas isso: para quem gosta de aventura, a Garden Route tem opção até dizer chega! São trilhas, surf, canoagem, mergulho, bungee jump, Para quedas, caverna, cachoeira, florestas e por aí vai. A natureza caprichou nesse pedacinho do mapa.

Publicidade

O que fazer na cidade de Tsitsikamma?

O que fazer na Garden Route?

Uma das atracções mais famosas da região é uma ponte suspensa de 1969, sobre as águas de coloração vermelha do Storms River Mouth. A ponte fica dentro do Parque Nacional de Tsitsikamma, cuja costa rochosa tem 80 quilómetros de extensão com paisagens incríveis de mar e cadeia de montanhas com vales isolados. Ou seja, o parque em si já é uma grande atracção!

Para quem procura algo mais específico ou radical, pode optar pelos hikings de curta e longa duração oferecidos pelo local, entre elas a Otter trail, uma das mais aclamadas do país, com duração de cinco dias e quatro noites (um bom preparo físico é exigido!). Em Storms River Mouth o visitante também pode explorar piscinas naturais e cavernas a bordo de um caiaque.

Bungee Jump Face Adrenalin

O que fazer na Garden Route?

A Bloukrans Bridge é a maior da África do Sul para o salto de Bungee Jump. Inclusive, este é o bungee mais alto do mundo na categoria “pontes comerciais”, são 216 metros de altura que deixam qualquer um com medo, até mesmo os mais corajosos.

Nature’s Valley

O que fazer na Garden Route?

Passada a adrenalina do salto no mais alto bungee jump de ponte do mundo, relaxe na Nature’s Valley. Nature’s é a única área habitada situada num parque nacional, na África do Sul.

A beleza da lagoa Groot River, de toda a natureza ao redor e da praia quase deserta, ficam gravadas na memória, sem contar com os poucos e belos chalés de madeira que abrigam habitantes locais e turistas.

Cidade de Plettenberg bay, ou simplesmente Plett

O que fazer na Garden Route?

É uma das principais cidades da Garden Route, cercada por uma belíssima paisagem de mar e montanhas. O melhor que Plett tem para oferecer aos visitantes são as praias, entre elas a Praia Central, muito frequentada por famílias. Lembrando que a costa da Garden Route – com destaque para Plett – é um dos melhores lugares do planeta para a observação de baleias e golfinhos.

Outras praias locais que valem a pena conhecer são Robberg beach – excelente para o nado e também para caminhadas matinais e de fim da tarde – e a Keurbooms Lagoon Beach, que fica a mais ou menos 10 quilómetros da Praia Central e é tida como mais “selvagem”.

Outro waterfront que não fica atrás quando o assunto são belas paisagens é o de Thesen Island, situado no meio das águas tranquilas de um dos mais ricos estuários ecológicos da África do Sul. Para acessar esta marina precisa de ir de carro, partindo de Knysna Waterfront Quays. Alguns minutos que vão valer a pena não só pelo cenário, mas também pelos bons restaurantes do lugar.

Cidade de Knysna

O que fazer na Garden Route?

Algumas das praias mais famosas de Knysna são Brenton, Bollard e Buffalo bay. A lagoa (Knysna Lagoon) também não deixa a desejar em beleza e é o cenário perfeito para os amantes da fotografia, fora a água rasinha que acaba por transformar o local num grande playground para as crianças.

Ao falarmos de Knysna, não podemos deixar de mencionar uma das vistas mais bonitas: Knysna Heads. Um belo par de falésias que separam a lagoa do mar, um verdadeiro deslumbre! O melhor ponto de observação está em east head e para chegar ao local – ao  sair do centro de Knysna – basta seguir para Leisure isle e lá obedecer as placas que conduzem até o topo.

Cidade de Mossel Bay

O que fazer na Garden Route?

Eleita pelo Guiness Book a segunda cidade com o clima mais ameno do mundo, em 1992, Mossel fica a mais ou menos 100 quilómetros de Knysna e, como não poderia ser diferente, no caminho até lá dá para apreciar uma porção de belas paisagens de mar e montanha.

Além disso, essa cidade da Garden Route não deixa nada a desejar no quesito atracções. As praias de areia, por exemplo, são tidas como grandes destaques locais por oferecerem um ambiente propício para o nado, banho de sol e para a prática de atividades como o surf e a pesca. Inclusive, 4 das 23 praias blue flag da região de Western Cape estão em Mossel Bay –  Santos Beach (Madiba Beach), De Bakke Beach, Hartenbos Beach e Klein Brak Beach. As praias com o certificado internacional blue flag são referência em segurança, estrutura, limpeza e padrões de meio ambiente.

Game Drives

O que fazer na Garden Route?

Em Mossel Bay o visitante vai conhecer museus, bons restaurantes, fazer trilhas pela região cénica e, nas proximidades, vai poder visitar reservas como Indalu – onde é possível observar elefantes na natureza – e Botlierskop, que oferece um game drive guiado pela área com espécies como rinocerontes, leões, girafas e hipopótamos.

No fim das contas a distância é a mesma, a diferença é que o caminho alternativo é muito mais bonito – cercado de verde e montanhas – o tráfego de camiões é menos intenso e, de bónus, ainda passamos por várias vinícolas.

Dicas gerais da Garden Route

  • As portas de entrada mais óbvias da Garden Route são a Cidade do Cabo (que fica a 385 quilómetros de Mossel Bay) e George, a maior cidade da Garden Route que se conecta – por meio de um aeroporto – a cidades como Joanesburgo e Cape Town.
  • Locomover-se de carro é a melhor maneira de explorar a rota com calma e liberdade para parar onde quiser e ficar o quanto quiser. Encontrar uma agência na região não vai ser nada difícil, mas o melhor, no entanto, é reservar o veículo com antecedência em sites de como o Rental Cars.
  • Ter um bom mapa da região em mãos é altamente recomendável e, se puder, não deixe de adquirir um SIM-card para aceder à internet quando necessário.
  • Para economizar o seu pacote de dados, utilize um mapa offline.
  • A Garden Route possui excelentes postos de gasolina, mas a quantidade não é grande. Não espere muito e abasteça sempre que possível para não correr o risco de ficar sem gasolina;
  • Costuma fazer muito vento na região da Garden Route, portanto muito cuidado se o seu carro for leve, principalmente nas ultrapassagens.
  • A Garden Route é, em geral, muito segura para o turismo, bem mais do que cidades como Joanesburgo e Cape Town. No entanto, o escritório estrangeiro local alerta para o risco de roubo de veículos e assaltos a mão armada em algumas áreas. A dica é estacionar somente em áreas iluminadas e não dar confiança a estranhos. Outra recomendação é evitar conduzir em áreas rurais no período da noite.
O que fazer na Garden Route?
O que fazer na Garden Route?


Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

O que fazer na Garden Route?
Publicidade
Publicidade