Publicidade

Conheça Belém: uma terra Santa

Publicidade

Destinos religiosos são uma das grandes procuras actualmente. Até porque o turismo não se resume apenas a praias e viagens para apreciar as belas paisagens que o mundo oferece.

Grupos temáticos juntam-se com um mesmo interesse e viajam para adquirir cada vez mais conhecimento e claro, diversão.

Publicidade
Conheça Belém: uma terra Santa

Pois saiba que Belém (em árabe: بيت لحم; transl.: Bayt Laḥm, lit. “Casa do Pão”; em hebraico: בית לחם; transl.: Beit Lehem, lit. “Casa do Pão”; em grego clássico: Βηϑλεέμ; transl.: Bethlehém; em latim: Bethlehem) é uma cidade palestina localizada na parte central da Cisjordânia, com uma população de cerca de 30 000 pessoas.

É a capital da província de Belém, no Estado da Palestina, e um centro de cultura e turismo no país.

Localiza-se a cerca de 10 quilómetros ao sul de Jerusalém, a uma altitude de 765 metros acima do nível do mar. Belém fica próxima das cidades de Beit Jala e Beit Sahour, assim como dos campos de refugiados de Aida e Azza.

Que tal viajar até Israel, concretamente até Belém? E conhecer o local onde Jesus nasceu?

Conheça Belém: uma terra Santa

O ponto alto para quem decide ir para Belém é conhecer a Igreja da Natividade. A construção abriga uma pequena gruta que, a princípio, foi o local onde de facto Jesus Cristo nasceu e é a igreja em funcionamento mais antiga do mundo.

Por lá, também se destacam a Gruta de São Jerónimo e a Igreja de Santa Catarina. Na Gruta, você conhecerá a história do santo que traduziu as escrituras bíblicas para o latim.

Já na Igreja, é a oportunidade de conhecer a vida da mártir Santa Catarina e as belezas do interior dessa paróquia tão famosa.

Conheça Belém: uma terra Santa

O distrito de Belém, onde vivem cerca de 210.000 palestinos, compreende Belém (40.000 habitantes), Beit Jala, Beit Sahour, 30 aldeias e três campos de refugiados.

A cidade, que tinha maioria cristã há meio século, hoje é predominantemente muçulmana, mas os cristãos têm um papel central na vida económica.

Conheça Belém: uma terra Santa

O turismo é um dos principais recursos da cidade e a Igreja da Natividade atrai dois milhões de peregrinos todos os anos.

A cidade é habitada por uma das mais antigas comunidades cristãs do mundo, embora o seu tamanho tenha se reduzido nos últimos anos, devido à emigração.

Tal como sabemos, Belém é também é a terra natal do rei Davi, e o local onde ele foi coroado rei de Israel. Foi saqueada pelos samaritanos em 529, durante a sua revolta, porém foi reconstruída pelo imperadorbizantino Justiniano II.

Conheça Belém: uma terra Santa

Belém foi conquistada pelo califado árabe de Omar, em 637, que garantiu a segurança para os santuários religiosos da cidade.

Em 1099 os cruzados capturaram e fortificaram Belém, e trocaram o seu clero, ortodoxo grego, por outro, latino; estes, no entanto, foram expulsos depois que a cidade foi capturada pelo sultão aiúbida do Egipto e Síria Saladino.

Actualmente, Belém é uma cidade estrangulada pelo muro de segurança Israelita.

Israel controla as entradas e saídas de Belém, embora a administração quotidiana esteja sob a supervisão da Autoridade Nacional Palestina desde 1995, após a realização dos acordos de paz de Oslo.

Conheça Belém: uma terra Santa

A cidade é visitada por milhões de turistas que aproveitam a estadia na região para também conhecer o campo dos pastores.

Viajar para Belém é ter a emoção e a oportunidade de conhecer a cidade onde Jesus Cristo nasceu com certeza!

Se vai a israel, com certeza Belém deve estar no seu pacote de viagem.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Conheça Belém: uma terra Santa
Publicidade
Publicidade