Publicidade

6 lugares perfeitos para fazer turismo rural: México

Publicidade

Se você é daqueles que ao planearem uma viagem procuram sentir em cada poro da sua pele como vivem os habitantes do seu destino, então o turismo rural é para si. Liga-o às culturas nativas, ensina sobre o passado, mostra técnicas tradicionais que foram preservadas durante gerações e também oferece uma alternativa económica sustentável às comunidades autóctones. Não parece um plano perfeito?

As experiências de turismo rural que pode viver no México são tão variadas quanto as paisagens da sua geografia. Conheça a grande variedade de emoções, paisagens e experiências que pode ter ao descobrir maravilhosos cantos do país. Vá lá, descarte a camisa do escritório e escolha entre um desses destinos perfeitos para planear a sua escapadela rural

Publicidade

1 As 6 rotas rurais de Milpa Alta, Cidade do México

A cerca de duas horas e meia de carro da Cidade do México, você encontrará este paraíso onde pode viver a sua primeira experiência de turismo rural. Não faltará escolha, já que a Milpa Alta oferece 6 percursos diferentes. Desocupe os seus fins de semana na cidade, coloque os ténis, saia e conecte-se com a natureza.

Rota da Toupeira: Realiza-se todos os anos no mês de Outubro, com a presença de mais de 30 restaurantes com as receitas mais tradicionais.

Rota Nopal: Tour Nopal em alguns terraços pré-hispânicos e agricultura biológica.

Rota Zapatista: Visite os lugares onde a memória do revolucionário Emiliano Zapata – que participou na Revolução do México – ainda está viva.

Rota da Saúde: Conhecerá um temazcal tradicional e o uso de algumas plantas medicinais.

Rota da Fé: Participe em grandes peregrinações em datas religiosas como a Páscoa e o Dia dos Mortos.

Rota do Ecoturismo: Poderá visitar locais onde pode fazer atividades como zip line, camping e ciclismo.

Em suma, se gosta de gastronomia, escolha a Rota da Toupeira. Descubra San Pedro Atocpan e experimente as diferentes receitas deste prato tradicional servido em mais de 70 lojas e restaurantes. Imperdível é a Rota do Nopal por plantações orgânicas, organizada em terraços pré-hispânicos. Ou siga a Rota Zapatista para reviver a história dos povos que faziam parte da revolução. E se quiser relaxar, pegue a rota da saúde e termine o fim de semana renascendo num temazcal.

6 lugares perfeitos para fazer turismo rural: México

2. Recife Mesoamericano, Quintana Roo

Este sistema de recifes mede 1000 km e abrange quatro países (México, Belize, Honduras e Guatemala) sendo o segundo maior do mundo depois da Grande Barreira de Coral.

É um lugar espetacular para os amantes do mergulho e há inúmeros lugares para fazer esta actividade em diferentes profundidades, como no Parque Nacional Arrecife de Puerto Morelos. Você pode encontrar outros lugares como o Parque Nacional Cozumel Reefs, Parque Nacional Contoy Island e Parque Nacional Isla Mujeres West Coast, Punta Cancun e Punta Nizuc, bem como reservas do Banco Chinchorro e Sian Ka’an. O mundo marinho, com todas as suas maravilhas, tem uma enorme quantidade de fauna para apreciar. Entre outras espécies, pode encontrar tartarugas ameaçadas, 500 espécies de peixes, 65 variedades de coral de pedra, 350 espécies de moluscos e crustáceos. É pode ver grandes mamíferos como peixes-boi e tubarões-baleia. Tudo isto faz do mergulho nestes recifes uma das mais belas experiências de turismo verde no México.

6 lugares perfeitos para fazer turismo rural: México

3. A Rota do Café, Soconusco, Chiapas – Turismo rural em Soconusco, Chiapas.

Entre a maravilhosa vegetação de Chiapaneca, a Rota do Café oferece-lhe a possibilidade de fazer turismo rural e conhecer de perto uma das indústrias centenárias do país. Prepare-se para visitar cinco propriedades lendárias: Irlanda, Argovia, Hamburgo, Santa Rita e La Chiripa, que também oferecem opções de alojamento confortáveis para os visitantes. E, claro, o melhor café para o pequeno-almoço. Neste percurso poderá saber o que é a “pisca” – a colheita de grãos – e acompanhar todo o processo até à torradeira das bagas. Além disso, a natureza variada da área dá-lhe a possibilidade de detectar aves, visitar o vulcão Tacaná (na fronteira com a Guatemala), maravilhar-se com as cataratas, rafting, rappelling e até mesmo acampar. Comece o dia com um expresso duplo e prepare-se para a aventura.

6 lugares perfeitos para fazer turismo rural: México

4. Floresta de Lacandona, Chiapas

Para os amantes da natureza e de todos os seus encantos, na selva Lacandona chiapaneca encontrará um paraíso quase intacto cheio de árvores colossais, rios fluídos e não pode perder o calor típico da selva molhada. Se gosta de aventuras, há muitas actividades que pode fazer como descida de rio, rappel e caminhadas. Sem contar com a grande variedade de fauna que os seus olhos apreciarão, como o jaguar, a águia-harpa, a arara escarlate, a orla de bico-de-íris e uma miríade de espécies de anfíbios, como a rã-de-olhos-vermelhos.

6 lugares perfeitos para fazer turismo rural: México

5. Florestas Monterreal, Coahuila

Arteaga é uma povocao coahuilense comparada com os Alpes Suíços pelas suas montanhas cobertas de neve. Nas proximidades encontrará o resort e complexo desportivo Bosques de Monterreal, um local ideal para o turismo rural no México, para passar alguns dias longe da cidade e em contacto com a natureza, além das múltiplas actividades de neve para crianças e adultos. Tem instalações de topo e cabines acolhedoras para desfrutar em família. Entre as muitas actividades que pode fazer, estão passeios a cavalo, aluguer de quadriciclo, caminhadas e rappel. O resort também tem um campo de golfe, campos de ténis, basquetebol e ginásio. Como se isso não bastasse, terá monitores que o ajudarão a aprender desportos na neve, onde pode esquiar no Inverno, com neve natural, ou fora da temporada de Inverno, em pista artificial.

6 lugares perfeitos para fazer turismo rural: México

6. Vive la cultura Rarámuri, Sierra Tarahumara, Chihuahua

Se quer fazer parte do coração da Sierra Tarahumara e envolver-se numa das poucas culturas originais que permanecem intactas, não pode perder a oportunidade de viver esta experiência. Será realmente esclarecedora e também ajudará a fortalecer os meios de subsistência desta comunidade Rarámuri. A comunidade oferece experiências diferentes, dependendo do que gostaria de fazer. A maioria baseia-se na ligação com a natureza e são alimentadas pela beleza imponente da Serra e pelas histórias dos seus antepassados. Outros procuram  a culinária e o artesanato. Uma oportunidade única para fazer turismo rural em Chihuahua.

6 lugares perfeitos para fazer turismo rural: México

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

6 lugares perfeitos para fazer turismo rural: México
Publicidade
Publicidade