Publicidade

Istambul: uma cidade acolhedora

Publicidade

Istambul é uma composição mágica de dois continentes. E especialmente o Bósforo. Além de ser a maior (15 milhões de habitantes) e mais popular cidade da Turquia, Istambul também é o maior centro cultural e financeiro do país.

Istambul é considerada a ponte que liga a Ásia à Europa do ponto de vista cultural e geográfico.

Publicidade
Istambul: uma cidade acolhedora

A sua posição geográfica e sua rica história são responsáveis por um fascinante caldeirão de culturas.

A cidade é mágica e cheia de contrastes, tornando-a o 5º destino turístico mais popular do mundo.

Istambul: uma cidade acolhedora

Istambul oferece uma experiência inesquecível aos seus viajantes, com a sua vida diária colorida e vida nocturna dinâmica. A bela silhueta da cidade combina locais históricos e monumentos como aquedutos romanos, igrejas bizantinas, torres venezianas, palácios otomanos dos períodos bizantino, otomano e turco.

E o horizonte cobre minaretes monumentais com arranha-céus e praças. E especialmente a Península Histórica e o Bósforo fá-lo-ão  apaixonar-se profundamente pela cidade.

Istambul: uma cidade acolhedora

A cidade também é uma das metrópoles mais animadas do mundo, que oferece diversos eventos intercontinentais, festivais internacionais de cinema, música e teatro, bienais internacionais e mais de 80 museus e muitas galerias de arte. É um verdadeiro poço de cultura, artes (incluindo pintura, escultura, fotografia e muito mais) e história.

Istambul: uma cidade acolhedora

A capital pode ainda ser considerada uma combinação da cidade antiga e moderna, bem como uma mistura islâmica e mediterrânea de culturas numa atmosfera cativante. Existem poucas cidades no mundo que podem ser tão agradáveis de experimentar e aproveitar como Istambul.

No que toca à gastronomia, está a um passo de provar as deliciosas refeições da culinária turca, dos pratos picantes e quentes da Anatólia e do Egeu, cozidos na hora com azeite de oliveira.

Istambul oferece uma ampla variedade de culinária turca na variedade de restaurantes bem estabelecidos, bons e luxuosos.

Istambul: uma cidade acolhedora

Tem muitas atracções impressionantes, algumas com milénios de história.

Um dos cartões postais da cidade, a Mesquita Azul, foi encomendada pelo Sultão Ahmet I ao famoso arquitecto da época: Mehmet Aga.

O sultão queria um monumento que ultrapassasse em tamanho e beleza a Santa Sofia, que fica logo ao lado. Ela foi construída entre 1609 e 1616 e é a única, entre as mais de 3000 mesquitas de Istambul, que possui seis minaretes. O seu nome deve-se à cor da sua cúpula e do seu interior.

Para entrar é necessário tirar os sapatos. Roupas curtas ou muito cavadas não são permitidas.

Istambul: uma cidade acolhedora

O Palácio de Topkapi é um enorme complexo de edifícios que foi construído por Mehmet II, logo após a conquista de Constantinopla em 1453. Este palácio foi a residência dos sultões por mais de três séculos. Actualmente é um museu, onde é possível visitar os cómodos da época e ver algumas exposições: de roupas, tesouros e de várias relíquias sagradas para os muçulmanos, como pelos da barba do profeta Maomé.

Istambul: uma cidade acolhedora

Grande Bazar: este é um dos maiores e mais antigos bazares cobertos do mundo, tem 61 ruas e mais de 3 mil lojas onde se encontra de tudo: de jóias a souvenirs, de azulejos a bolsas falsificadas. A sua construção iniciou-se em 1455, mesma época do Palácio Topkapi, e é dedicada ao sultão Mehmet II, o conquistador. Para quem gosta de compras, é imperdível.

Istambul: uma cidade acolhedora

Ela é uma cidade alegre e cheia de vida, mistura de tradição com modernidade, com muitos turistas a ser recebidos. Istambul está a tornar-se uma cidade global, com grande influência da Europa. Os seus moradores aguardam a resposta sobre a aprovação ou não da entrada da Turquia na Comunidade Europeia.

Istambul: uma cidade acolhedora

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Istambul: uma cidade acolhedora
Publicidade
Publicidade