Publicidade

E as crianças? Leve os pequenos a esquiar

Publicidade

Levar as crianças a esquiar é uma excelente forma de os pôr ao ar livre, a aprender novas competências, a fazer exercício de uma forma diferente e emocionante e de ajudá-los a desenvolver confiança à medida que vêem as suas competências a melhorar ao longo da viagem.

E as crianças? Leve os pequenos a esquiar

Seleccionámos dicas e lugares para visitar e passar um bom momento com as crianças.

Publicidade

Destinos

Férias de Julho: hemisfério Sul (Argentina e Chile); férias de Janeiro e carnaval: hemisfério Norte (Estados Unidos, Canadá, Suíça e França). Há uma infinidade de estações, para todos os gostos e bolsos.

As do hemisfério Sul oferecem estrutura e neve inferiores, porém costumam sair mais em conta e para esquiadores de primeira viagem podem ser uma óptima opção; além disso têm a facilidade do idioma.

No hemisfério Norte são infinitas as possibilidades – Whistler no Canadá, Aspen, Vail, Jackson Hole e Park City nos Estados Unidos são as mais bem cotadas. Em comparação às estações europeias ganham pontos no quesito organização e estrutura de aulas de ski para crianças; para quem quer aproveitar e proporcionar uma imersão no inglês é uma boa empreitada! Por outro lado, na Europa a viagem de ski pode ser combinada com turismo cultural – que tal uns dias em Paris, Genebra ou Milão? – e boa gastronomia. Algumas estações interessantes são Verbier, Zermatt e Crans-Montana na Suíça, Megeve, Avoriaz e Ler Arcs em França.

E as crianças? Leve os pequenos a esquiar

O que procurar em estâncias de esqui para toda a família?

Pistas para iniciantes e jardins de neve

Estâncias que oferecem serviços de excelência para crianças não faltam. A maioria das estâncias dispõe de pistas para iniciantes e algumas têm jardins de neve, oferecendo simultaneamente uma variedade de pistas mais difíceis para adultos e crianças mais velhas.

E as crianças? Leve os pequenos a esquiar

Procure estâncias com jardins de neve e pistas para iniciantes. Os jardins de neve são zonas especialmente concebidas para ajudar os mais pequenos (a partir dos três anos de idade) a aprenderem noções básicas num ambiente seguro e a habituarem-se a usar botas e skis. Estão equipados com cidades de ski e tapetes mágicos para crianças com menos de seis anos de idade e dispõem de jogos para fazer com que aprender a esquiar seja ainda mais divertido.

Resorts “ski in/ski out”

Se os seus filhos já souberem esquiar razoavelmente bem, escolha um resort que tenha uma boa selecção de pistas azuis e verdes, para que as crianças possam ter uma variedade de opções para esquiar. Procurar resorts de onde pode entrar e sair de ski através de pistas azuis ou verdes também é uma boa ideia. É muito mais fácil para as crianças esquiar até à porta do resort do que carregar o equipamento ou esperar pelo autocarro. La Plagne (França) tem uma fenomenal variedade de pistas largas e suaves que são ideais para iniciantes mais experientes e o facto de ser popular entre famílias significa que não terá de enfrentar um après-ski ruidoso. Trysil, na Noruega, é outra zona que foi especialmente concebida para as famílias, sendo possível esquiar até à porta da maioria dos hotéis da cidade.

O que levar

E as crianças? Leve os pequenos a esquiar

Eliminar equipamentos

A regra de ouro relativamente a equipamentos para as crianças é alugar sempre que possível. Uma vez que as crianças não param de crescer, aquilo que lhes servia na temporada passada, ou mesmo há poucas semanas, provavelmente não lhes irá servir nas próximas férias. Se for buscar todo o equipamento a uma loja de ski da zona, certifique-se de que escolhe uma loja que esteja perto do hotel ou algures no percurso entre o hotel e as pistas. É preferível não ter de fazer uma caminhada todos os dias de manhã e ao fim da tarde para levantar ou entregar o equipamento, especialmente com crianças. Se alugar equipamentos do Club Med, estes ficarão guardados em cacifos seguros na sala de serviço de esqui do resort

Lembre-se: você irá enfrentar temperaturas baixas, a bota de ski é desconfortável, para os iniciantes (e também para os experientes!) as quedas fazem parte do aprendizado. Explique bem às crianças para que estejam preparadas para os “embates”.

E as crianças? Leve os pequenos a esquiar

Tenha consciência de que há possibilidade dos seus filhos não gostarem de toda a função de casaco-luvas-gorro-capacete-botas… alinhe as suas expectativas e tenha um plano B! Considere um destino com outras atracções além do ski como patinagem, parque aquático coberto ou passeio a cavalo. Reserve com antecedência as aulas de ski e os tickets de acesso às pistas. O aluguer de equipamento pode ser feito na chegada à estação. Recomenda-se levar todas as roupas necessárias!

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

E as crianças? Leve os pequenos a esquiar
Publicidade
Publicidade