Publicidade

Terme di Saturnia, um SPA a céu aberto

Publicidade

As Termas de Saturnia são um verdadeiro paraíso escondido em Toscânia. Muito relaxantes e satisfatórias, elas funcionam como um grande SPA a céu aberto.

Terme di Saturnia, um SPA a céu aberto

Saturnia é uma fracção da comuna Italiana de Manciano, na província de Grosseto. Localizada na Toscânia. Saturnia recebe esse nome em referência ao deus Saturno. 

Publicidade

“Segundo a lenda, as fontes termais de Saturniaseriam resultado de uma cratera criada por um raio lançado pelo deus Saturno na Terra, ele queria apaziguar as almas dos homens, na luta constante entre eles, assim a cratera expeliu água quente com a fumaça intensa, o que soube apaziguar as almas dos homens.”

Colocando de parte a lenda, as origens dos banhos termais de Saturnia são muito antigas, as suas águas já eram bem apreciadas pelas suas propriedades benéficas e curativas no tempo dos romanos, quando foram construídos os primeiros banhos.

Sendo assim, a Toscânia, em Itália, é uma das regiões mais incríveis. Além das suas termas, que são uma grande atração turística, ela também possui Castelos medievais, vinhedos, ruazinhas de pedra, vales, montanhas e uma atmosfera bucólica que se parecem muito com cenários de filme – aliás, muitas metragens já foram filmadas por lá, como “Sob o Sol da Toscânia”.

As termas de Saturnia são famosas pela sua beleza, pela cor clara das rochas, pelas suas águas azul turquesa, pelas pequenas piscinas naturais que enchem continuamente com a água que vem da cachoeira, criando um ambiente muito pitoresco que compõem muito bem o ambiente natural onde se encontra.

As Terme de Saturnia ficam na província de Grosseto, em Maremma, perto da cidade de Saturnia. O verdadeiro nome é Cascate del Mulino (cascatas do Moinho), porque neste local o rio Gorello passa, causando a queda de água, e forma pequenos tanques de diferentes alturas, e ali foi construído um velho moinho de pedra.

As águas que alimentam o spa e banhos originam de fontes de duzentos metros abaixo da terra e são aquecidas por uma actividade térmica do vulcão do Monte Amiata, o segundo maior vulcão de Itália.

As águas termais sulfurosas são particularmente importantes pelas suas propriedades benéficas, a uma temperatura de 37,5°C e devido à presença de minerais como enxofre, carbono e os gases de sulfureto de hidrogénio e dióxido de carbono.

A vila possui algumas boas instalações de hotéis, pousadas, restaurantes, muitas gelatarias e cafés ao redor.

Já a Cascate del Mulino ou Cascate del Gorello são piscinas naturalmente escavadas que mantêm a mesma água que o Spa Termal, mas são gratuitas.

Propriedades benéficas

As águas termais das Cascate del Mulino são originárias de uma fonte subterrânea rica em minerais e enxofre que são considerados como tendo propriedades boas para a pele, o aparelho digestivo, circulatório e as articulações, óptimo também para quem tem doenças reumáticas – e ainda relaxa profundamente. Sabe-se que esses minerais têm efeitos terapêuticos e na antiguidade já eram frequentados pelos Romanos para esse fim.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Terme di Saturnia, um SPA a céu aberto
Publicidade
Publicidade