Publicidade

Quer conhecer um restaurante cinematográfico?

Publicidade

Em 1963, Ian Fleming publicou seu décimo romance da série James Bond. Nele, o líder maligno da organização criminosa, Spectre, Ernst Stavro Blofeld, teve seu covil em uma clínica localizada no cume de Piz Gloria, uma montanha imaginária perto de Saint Moritz.

Quer conhecer um restaurante cinematográfico?

Seis anos depois, a produtora Eon começou a rodar o que seria o sexto filme da saga, 007 – A Serviço Secreto de Sua Majestade, o único protagonizado por George Lazenby após a demissão de Sean Connery.

Publicidade

Depois de três semanas a procurarem locais para o filme, o produtor Hubert Fröhlich descobriu que um restaurante estaria a ser construído em cima do Schilthorn, um pico montanhoso na Suíça, com uma altitude de 2.970 metros, cuja vista dá para o Titlis, o Jungfrau, o Mönch, o Eiger e, se as condições meteorológicas permitem, Mont Blanc.

A produção ofereceu-se para contribuir financeiramente para a conclusão do edifício e a construção da plataforma giratória em que se basearia, se fosse garantido o direito exclusivo de filmar o filme ali. Dito e feito. Ali estava localizado o lugar onde Bond consegue escapar do esqui abaixo da encosta, em uma das cenas mais famosas do filme.

O restaurante foi construído com materiais pré-fabricados, devido às dificuldades topográficas e climáticas da região. A plataforma inferior, com cerca de 15 metros de diâmetro, incorpora um mecanismo que a faz girar 360º em 55 minutos, permitindo que os clientes aproveitem as vistas deslumbrantes.

Ao final das filmagens, o restaurante manteve o nome de Piz Gloria e abriu ao público reconhecendo e explorando a sua conexão com James Bond. No piso inferior, é possível visitar uma exposição dedicada ao 007, que foi inaugurada pelo próprio George Lazenby em 2015.

Se gosta de neve e quer conhecer um restaurante com uma história atípica, então este é o lugar certo para si.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Quer conhecer um restaurante cinematográfico?
Publicidade
Publicidade