Publicidade

Conheça o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Publicidade

Uma paisagem linda, banhada de lençóis de água azul cristalinas no meio do deserto de areias brancas. Chega a parecer uma miragem!

Conheça o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Esse fenómeno lindo da natureza são os Lençóis Maranhenses, localizados no estado do Maranhão, a 250 km da capital São Luís, protegida na costa atlântica Norte do Brasil.

Publicidade

A Lagoa Azul e a Lagoa Bonita são duas das maiores lagoas. O seu ecossistema diversificado inclui pântanos de mangais.  Um fenómeno único da natureza que acontece durante e depois das épocas de chuvas, o que acaba por alimentar os lençóis e proporcionar uma vista maravilhosa dos lagos no deserto.

Eles não são vistos durante todo o ano, é necessário estar atento ao calendário e conhecer as melhores épocas para ver o fenómeno das lagoas no meio das dunas. Assim que as chuvas diminuem de frequência, as lagoas enchem e os dias são ensolarados, o que faz dos meses de Junho, Julho e Agosto a época perfeita para visitar os Lençóis Maranhenses.

Em épocas secas, de Outubro a Dezembro, quase todas as lagoas desaparecem e a paisagem, cheia de porções de água, transforma-se num imenso deserto. Mas isso não retira a beleza dos Lençóis Maranhenses, que são lindos durante todo o ano, tendo ou não as lagoas cheias. 

É muito importante salientar que as chuvas não obedecem a uma regra fixa e o seu espaço pode variar de um ano para o outro.

A areia branca e fina marca torna o local paradisíaco deixando a viagem bem mais interessante no caminho percorrido pelos viajantes.

As suas águas doces entre as dunas formam um cenário único em todo o mundo e é impossível não se emocionar ao chegar no topo da paisagem e ver a imensidão dos Lençóis Maranhenses. São a atracção perfeita para turistas que profiram fenómenos únicos das lagoas interdunares à beira-mar. E o melhor dos Lençóis Maranhenses é que a cada nova porção de água a sua paisagem renova-se, dando a sensação de estar no paraíso.

Pontos de hospedagem: Barreirinhas, Atins e Santo Amaro. Apesar de estarem na mesma região, cada uma delas tem características bem distintas. 

Barreirinhas – é a base principal, que tem mais infraestruturas, maior variedade de restaurantes e onde está a grande parte dos hotéis e pousadas dos Lençóis Maranhenses.

Atins – é a base mais rústica e eficaz dos Lençóis Maranhenses. Localizada entre o mar e as lagoas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Atins atrai muitos praticantes de kitesurf, além do público mais jovem. O lugar, que ainda preserva ruas de areia, é um paraíso rústico e cheio de charme. Atins é especialmente interessante por oferecer lagoas e praia no mesmo sítio.

Conheça o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Santo Amaro – uma cidade que mantém características originais do interior, é bastante tranquila e pouco movimentada. Apesar de não ser a primeira opção de hospedagem de muitos turistas, é importante dizer que as lagoas nessa região do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses são ainda mais lindas e impressionantes.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Conheça o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
Publicidade
Publicidade