Publicidade

Sabia que em África neva?

Publicidade

Ao que tudo indica, o continente Africano acarreta muitas surpresas e isso reflecte-se em todos os aspectos geográficos. A maior parte do continente Africano é ocupado por um clima tropical – com um clima seco e frio no Inverno e quente e chuvoso no Verão. Porém, neve não é algo que caracteristicamente se encontre por aqui, pelo menos não de forma tão regular como na Europa!

Sabia que em África neva?

O que vemos nas imagens não é a Europa, nem a América do Norte. Esta é a Republica do Congo – mais precisamente em Kivu – monte Ruwenzori Stanley.

Publicidade

Até dá vontade de ir esquiar no Congo, não é?

O Monte Stanley é a maior montanha de África, depois do Monte Quénia e do Kilimanjaro na Tanzânia. Ela tem vários cumes associados, sendo o Pico Margarida o ponto mais elevado.

Esta cordilheira formou-se como resultado do levantamento ocorrido no flanco ocidental do Grande Vale do Rift, tendo cerca de 120 km de comprimento por 65 km de largura.  

Na fronteira do Uganda ela é conhecida como a Montanha da Lua. Este ponto é bastante atractivo para os turistas que procuram durante o ano fazer viagens para a RDC, para fazer escaladas, ski e conhecer esta linda montanha carregada de muitas surpresas. É uma região de grande beleza, cujos glaciares, cachoeiras e lagos oferecem um ambiente alpino sem igual. O parque contém grandes habitats naturais de espécies ameaçadas e uma flora particular rica de muitas espécies. Esses vales albergam uma vegetação digna de contos de fadas, feita de árvores tarabiscotadas em casacos de líquen verde fluorescente, mas também lobélia e urze de 5 metros de altura. Uma vegetação que permite que elefantes, leopardos, chimpanzés e outras espécies de primatas e muitas espécies endémicas de aves se escondam, enquanto mais alto voam pássaros variados.

A maior parte da cordilheira é actualmente Património Mundial, incluindo o Parque Nacional dos Montes Ruwenzori no Uganda e o Parque Nacional de Virunga na República Democrática do Congo.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Sabia que em África neva?
Publicidade
Publicidade