Publicidade

5 Oásis incríveis moldados pela natureza

Publicidade

Um oásis é uma pequena região, num deserto, que tem a presença de água e é onde as pessoas podem descansar. É qualquer lugar onde se pode desfrutar de sombra e água, muito procuradas nos desertos.

5 Oásis incríveis moldados pela natureza

Estes são essenciais para as pessoas que estão no deserto, independente do motivo, pois são muito importantes para a sobrevivência e bem estar dos que caminham pelo deserto. O oásis possibilita que os viajantes descansem e recuperem o fôlego para continuar o seu rumo.

Publicidade

Conheça 5 destes incríveis oásis:

Oásis Chebika, na Tunísia

5 Oásis incríveis moldados pela natureza

Chebika é, juntamente com Tamerza e Mides, um dos três oásis de montanha mais conhecidos da Tunísia. O seu principal ponto de interesse é o seu pitoresco chafariz, localizado na parte inferior da antiga zona Berbere, com um pequeno palm grove e cachoeira. Ele alimenta uma série de pequenos fluxos subterrâneos, uma rede de canais que alimenta os poços, graças aos quais aqui são cultivadas árvores frutíferas num território completamente árido.

Oásis de Crescent Lake, na China

5 Oásis incríveis moldados pela natureza

Este antigo oásis no meio de um deserto Chinês corria o risco de desaparecer sob as areias, até que o governo interveio para salvá-lo. Localizado a cerca de 6 km ao Sul da cidade de Dunhuang, no Noroeste da China, o Lago Crescente (“Yueyaquan” em Chinês) é uma fonte de água doce em forma de meia lua.

O oásis, que se acredita existir há 2.000 anos, estava a encolher rapidamente devido à crescente desertificação na região antes do governo ter começado a reabastecê-lo.

Oásis de Ubari, na Líbia

5 Oásis incríveis moldados pela natureza

O oásis de Ubari  é um dos oásis mais impressionantes do mundo, situado na região Sudoeste da Líbia. Capital do Distrito de Wadi al Hayaa, a cidade-oásis é uma jóia verdadeiramente pitoresca na vasta e vazia paisagem Saariana. A cidade que fala Berbere está espalhada pelas dunas e lagos, que valem ouro aqui. O oásis no centro do deserto é escondido pelas palmeiras e outras pequenas plantas ao longo da Costa. As águas não são ideais para ingestão porque o nível de sal é muito alto. Também não é ideal para mergulhar porque a água está muito poluída. Mas o lugar é perfeito para fazer excelentes fotos.

Oásis Wadi Shab, em Omã

5 Oásis incríveis moldados pela natureza

Um dos mais famosos oásis em Omã, um país de maravilhas, de belos oásis, de praias fantásticas e de muita beleza natural, responsáveis por trazer visitantes de diferentes nacionalidades ao paisu. São piscinas e cachoeiras, que harmonizadas com o local torna-se quase uma pintura, de tão linda que é a paisagem: a vista das montanhas que se abrem para um lago verde em meio a uma planície árida.

Oásis de Siwa – Egipto

5 Oásis incríveis moldados pela natureza

Siwa é um dos mais belos oásis do Egito, o mais remoto e o único localizado no Deserto Ocidental. Fica situada a 560km da capital do país e a 50km do território da Líbia. A população de Siwa é majoritariamente berbere, que é considerado o verdadeiro povo indígena do deserto ocidental. Os Siwans – assim chamados, na verdade falam a sua própria língua, que é mais próxima do berbere dos povos do deserto do que o árabe falado no restante do país. Siwa, oásis verdejante no coração do Egipto, é um daqueles lugares tão fantásticos que parecem verdadeiras pinturas, com uma explosão de vida e cor em pleno deserto do Saara.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

5 Oásis incríveis moldados pela natureza
Publicidade
Publicidade