
A montanha mais alta do planeta Terra foi formada há 60 milhões de anos e tem um formato de pirâmide envolvida em neve.
O monte, com 8.848 metros de altitude, está localizado no continente asiático, na Cordilheira dos Himalaias, entre o Tibete e o Nepal.
Uma montanha que carrega vários misticismos, recebe uma série de nomes em função da variação linguística de cada região. Assim, na língua nepalesa, o monte recebeu o nome de Sagarmatha, que significa “rosto do céu”; na língua tibetana, o nome “Qomolangma” atribuído ao monte significa “mãe do universo”.
Para quem pretende conhecer o local, é importante saber que só até ao ano 2006, 8.030 pessoas tentaram alcançar o topo do Evereste e 212 não retornaram da escalada. É um destino lindo de ser apreciado e fotografado, mas para escalar a montanha o turista terá de ser muito forte e corajoso.
O Everest foi identificado como a montanha mais alta do mundo pelo matemático e topógrafo indiano Radhanath Sikdar (1813-1870), em 1852.
Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.