Bruges é considerada uma das cidades medievais mais belas da Europa e é chamada de “Veneza do Norte” pelos inúmeros canais que cortam a cidade. Graças ao encanto do centro histórico, foi declarado Património da Humanidade. As esplêndidas construções margeadas por canais tornam-na uma das cidades turísticas mais procuradas da Bélgica.
O coração histórico é a Praça Burg, que possui uma impressionante arquitectura histórica, esculturas e detalhes dourados. A Basílica do Sangue Sagrado é uma capela de estilo neogótico do século XIX que guarda um frasco de sangue que teria sido de Cristo. No mesmo local, há a Capela de São Basílio, construída no século XII com pedras cinza e estilo românico.
Conheça outros encantos culturais e históricos desta cidade
O Stadhuis (ou sede da prefeitura) é uma das grandes atracções da Europa Medieval. É uma das mais antigas da Bélgica, construída entre 1376 e 1420. Junto da prefeitura está o Oude Griffie, um edifício que mistura elementos góticos e renascentistas, que tem como destaque estátuas douradas.
O Gerechtshof (Palácio da Justiça), uma enorme construção em estilo neoclássico, foi construído no início do século XVIII e a1briga o Museu de Bruges. O mercado central conserva uma parte da característica original.
O Groeningemuseum é o principal museu de belas artes de Bruges e possui uma das melhores colecções de arte do Norte da Europa, com brilhantes obras dos mestres da pintura flamenca.
Pela cidade é possível ainda visitar igrejas como a da Nossa Senhora, erguida em 1220 e que exibe diversos estilos arquitectónicos.
Em Bruges, pode ainda visitar a Huisbrouwerij De HalveMaan, cervejaria em actividade desde 1856. O Huis ter Beurze é o local da primeira bolsa de valores do mundo.
Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.