
Parece uma nave espacial naufragada, mas, na verdade, é um restaurante aquático com uma das arquitecturas mais exóticas do mundo. O Iris Restaurante fica no fiorde (massas de água dos oceanos que entram terra adentro, oriundas do degelo de glaciares), numa esfera prateada gigante instalada em Hardangerfjord, na Noruega.
O restaurante Iris tem uma estrutura de quatro andares, inspirada no olho do salmão, coberta por cerca de 10 mil placas de aço inoxidável que criam a aparência de escamas de peixe e pesa 1.256 toneladas, com um diâmetro de 25 m.
A estrutura, quando vista de cima, permite observar no centro a parte superior do Iris, assim chamado por causa disso – o olho completa-se e por vezes, graças a uma ilusão de óptica, até parece piscar.
A cozinha do restaurante está sob liderança da chef dinamarquesa de 30 anos Anika Madsen. A chef, além da confecção, participa com regularidade na busca de produtos na região do fiorde, tanto na recolha directa, quanto no contacto com pescadores e outros fornecedores locais.
Para ir lá comer, tudo começa com a viagem de barco partindo da pitoresca vila de Rosendal, com paragem e petisco de boas-vindas no barco-casa da chef Anika Madsen, na ilha de Snilstveitoy. Só depois, os clientes seguem na embarcação até à estrutura flutuante ‘Olho do Salmão’.
Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.