Dos bistrôs franceses atemporais aos menus de degustação, apresentamos as melhores experiências gastronómicas que Paris tem para oferecer. O cenário gastronómico da cidade passou por um grande renascimento nas últimas décadas, desde o florescimento dos neo-bistrôs no início dos anos 2000 até à recente proliferação do vinho natural em bares que servem pequenos pratos de inspiração sazonal.
A melhor parte de jantar fora em Paris é a possibilidade de sempre descobrir um lugar novo e emocionante. Abaixo estão os melhores restaurantes de Paris, “Bon Appétit!”
Substance: Com um menu de 65 euros ao almoço, o Substance oferece também envolventes menus de degustação, acompanhados por combinações perfeitas de vinhos selecionados pelo experiente sommelier, ou uma escolha entre as 180 variedades de champanhe disponíveis.
Bistrot Paul Bert: A decoração clássica e charmosa com bancos de couro vermelho e menu escrito à mão no quadro-negro, proporciona um ambiente ideal para saborear os filés fritos do Bistrot Paul Bert, acompanhados por um delicioso molho cremoso de pimenta.
Amagat: Com um menu concebido pelo chef turco-sueco Sahin Erdal, o Amagat apresenta pratos únicos, como o peixe grelhado inteiro coberto com paprica doce e salsa verde, servido com uma montanha de batatas fritas misturadas com molho picante de bravas.
Clown Bar: Famoso pelos seus miolos de vitela embebidos em dashi e pela decoração de estilo Belle Époque, o Clown Bar oferece pratos clássicos franceses com um toque distinto japonês, num ambiente histórico frequentado por expatriados e turistas.
Maison Sota: Sob a orientação do chef Atsumi, o menu degustação está disponível para almoço, jantar e até mesmo para o almoço de domingo. Destaque para as vieiras rechonchudas com pedaços de uni e suco de alcachofra de Jerusalém fresco, entre outras surpresas gastronómicas.
Les Enfants du Marché: Esta barraca sazonal focada em frutos do mar oferece pratos preparados com precisão e um toque de criatividade, como os ouriços-do-mar galegos mergulhados em consomê de pato e as flores de alho salpicadas com óleo de ervas.
Lapérouse: Conhecida pelas festas extravagantes da Fashion Week, esta maison de plaisirs do século XVIII é um ponto histórico na Rive Gauche, onde um público elegante se reúne para desfrutar de um menu onde o caviar pode ser adicionado a quase todos os pratos.
Chez L´Ami Jean: Com um ambiente de convívio entre mesas de estilo comunitário, Chez L´Ami Jean destaca-se pelos pratos divinais do chef Stéphane Jego, como o pombo assado e o arroz-doce exclusivo do chef.
Hakuba Paris: Espaço íntimo e minimalista onde cada mordida recebe a máxima atenção, o Hakuba Paris oferece uma experiência gastronómica única, com sushi e sashimi frescos e delicados, acompanhados por talheres feitos à mão por artesãos de Kyoto.
Clamato: O local ideal para desfrutar de pratos de frutos do mar num domingo em Paris, com um cardápio que muda de acordo com a pesca do dia, oferecendo ostras frescas e outras delícias salgadas.
Mokonuts: Sob o comando do casal Moko Hirayma, o Mokonuts oferece uma variedade de pratos deliciosos, desde o pombo assado até à sopa de milho coberta com camarões crocantes.
Chez Janou: Oferecendo pratos provençais clássicos, como chou farci e moules gratinées, Chez Janou é um ótimo local para brunch de fim de semana com amigos.
Breizh Café: Conhecido pelas suas galettes de trigo sarraceno em variedades salgadas e doces, o Breizh Café oferece o almoço perfeito numa combinação única de sabores.
Godaille: Com influências francesas e asiáticas, o Godaille oferece uma experiência gastronómica única, com pratos que vão desde pães doces de vitela com girolles até mexilhões com curry verde de coco.
Le Relais de l´Entrecôte: Para uma refeição prática de filé com fritas, Le Relais de l´Entrecôte é o lugar ideal. Com um menu simples, este restaurante oferece uma experiência gastronómica autêntica, servindo suculentos bifes acompanhados por molho exclusivo e batatas crocantes.
Ao visitar estes restaurantes em Paris, não se esqueça de acompanhar a sua refeição com uma garrafa de vinho tinto da casa ou outra bebida à sua escolha caso não consuma bebidas alcoólicas.
Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.